Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/07/2006 15:23

Bancos têm novo modelo para custódia de dinheiro

Stênio Ribeiro / ABr

O Banco Central e o Banco do Brasil têm novo modelo para custódia de dinheiro, segundo informou hoje (4) o diretor de Administração do BC, João Antonio Fleury. Ele disse que contrato nesse sentido foi assinado ontem (3), com vistas a aumentar a qualidade e a segurança do dinheiro em circulação e de facilitar a oferta de troco.

Fleury explicou que, tradicionalmente, o BB tem sido o único custodiante na distribuição de dinheiro à rede bancária, juntamente com os dez pontos fixos do BC – na sede, em Brasília, e nas nove sucursais. A partir de agora, o BC passa a fazer só a fiscalização e auditoria sobre o fornecimento de numerário, e a custódia integral fica com o BB.

Esse monopólio tem, entretanto, tempo para acabar, uma vez que o Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu, em novembro do ano passado, que dentro de 30 meses, ou seja, em junho de 2008, o sistema de custódia será aberto a outros bancos, sozinhos ou em parceria, desde que credenciados pelo BC. A prioridade, de acordo com Fleury, será para os bancos que dispõem do maior número possível de agências no país.

O objetivo da mudança, segundo ele, é "trazer melhoria para a sociedade quanto à qualidade do dinheiro circulante, em função do atendimento adequado à demanda por troco". Ele adiantou que um dos focos da medida também é o aumento de segurança do dinheiro e redução de custos para o BC, que gasta cerca de R$ 22 milhões por ano no processo de distribuição do dinheiro novo e recolhimento do dinheiro imprestável.

O BB dispõe atualmente de 2.620 pontos de custódia de dinheiro no país, e cobrava 0,016% de comissão fixa sobre movimentação de numerários, tanto nas capitais quanto no interior, informou Fleury. Com a nova legislação, essa comissão deixou de ser fixa e foi reduzida para algo entre 0,008% e 0,010% nas capitais, enquanto no interior pode chegar até o limite anterior.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)