Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/10/2009 12:02

Bancos já podem cadastrar clientes interessados

Agencia Brasil

Brasília - Os bancos já estão prontos para receber a partir de hoje (19) o cadastramento dos clientes interessados em aderir à cobrança eletrônica de suas contas, abolindo de forma opcional os boletos bancários e simplificando seus pagamentos.

O cadastramento pode ser feito por pessoa física ou jurídica em mais de uma instituição bancária. Trata-se do Débito Direto Autorizado (DDA), desenvolvido por 70 bancos com apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O sistema é inédito no mundo, segundo o diretor setorial de Serviços Bancários da entidade, Iézio Ribeiro de Sousa.

Já foi feito de forma experimental o pré-cadastramento de 1,044 milhão de clientes. Sousa destaca que o DDA será uma forma prática e segura para pessoas e empresas controlarem suas finanças, evitando uma série de transtornos do dia a dia, com a tramitação dos boletos.

Poderão ser cobradas, mediante autorização do cliente, mensalidades escolares, planos de saúde, condomínios, financiamento de imóvel e de veículo. A cobrança também pode ser suspensa a pedido do interessado. As contas de água, luz, gás e telefone não poderão ser cobradas nesse sistema, apenas por débito em conta, como já é feito.

Atualmente os bancos emitem cerca de 2 bilhões de bloquetos de cobrança por ano, e a expectativa é de que em cinco anos 50% desse total migre para o DDA. A Febraban vai fazer uma campanha sobre o novo sistema no rádio, na televisão, na internet e nas revistas de bordo de empresas de aviação, explicando ao público como vai funcionar. O setor vai investir R$ 2,5 milhões na propaganda, segundo a Febraban.

O diretor do Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos do Banco Central, José Antonio Marciano, afirmou que os bancos poderão cobrar do cliente pelo novo serviço opcional, mas terão que seguir as normas da instituição e do Conselho Monetário Nacional.

O público tem também a seu favor os serviços de proteção ao consumidor, em casos de abuso de tarifação, segundo o diretor. Ele diz que o Brasil sai na frente em automação, mais uma vez, e conta com um dos melhores sistemas de pagamentos do mundo.

Dados divulgados pela Febraban indicam que a abolição do uso total dos boletos eletrônicos significaria uma economia de 1 bilhão de litros de água por ano, reduzindo a emissão de milhões de quilogramas de dióxido de carbono na atmosfera, além da economia de energia.

De acordo com a Febraban, o uso do DDA dará ao cobrador vantagens como agilidade, rapidez, certeza do funcionamento, integridade de dados, e segurança. O público, por sua vez terá facilidade de acesso às contas, sigilo e confidencialidade, segurança, ficará livre de transtornos para o recebimento de correspondência e terá a vantagem da automação de seus pagamentos.

A implantação do DDA foi anunciada hoje em entrevista coletiva por dirigentes da Febraban e de representantes dos 70 bancos que participaram do desenvolvimento do sistema.



Edição: Tereza Barbosa

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)