Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Bancos aumentam taxas de juros em janeiro, revela Procon

Paloma Santos/ABr - 14 de janeiro de 2008 - 18:31

Brasília - O correntista que, neste mês, contrair um empréstimo no banco ou entrar no cheque especial pagará mais caro. A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) constatou que os juros dessas operações aumentaram em relação ao mês anterior.

Segundo o levantamento, realizado em 3 e 4 de janeiro, a taxa média do empréstimo pessoal subiu 0,09 ponto percentual, passando de 5,27% ao mês em dezembro para 5,36% em janeiro. O cheque especial também registrou leve aumento, passando de 8,205% ao mês em dezembro para 8,209% em janeiro.

Ao todo, dez instituições financeiras foram pesquisadas: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Safra, Santander e Unibanco.

No empréstimo pessoal, a alta foi provocada por três bancos: Nossa Caixa (0,45 ponto percentual), Real (0,40 ponto percentual) e HSBC (0,03 ponto percentual). As demais instituições mantiveram as taxas para esse tipo de operação. No cheque especial, a variação ocorreu porque o Banco do Brasil aumentou os juros em 0,04 ponto percentual.

Os técnicos do Procon-SP alertam ao consumidor que, no início de ano, evite compras por impulsos e empréstimos desnecessários para não desequilibrar o orçamento. Isso porque, nesta época é marcada por despesas fixas como pagamento de impostos, matrículas e material escolar.

Ainda de acordo com o Procon, o consumidor deve dar prioridade ao pagamento de dívidas e, evitar, sempre que possível, o uso do cheque especial.


SIGA-NOS NO Google News