Cassilândia, Segunda-feira, 28 de Maio de 2018

Últimas Notícias

16/04/2008 09:30

Banco do Desenvolvimento do Centro-Oeste pode ser criado

Clodoaldo Silva

Um grupo técnico formado por representantes do Ministério da Fazenda, do Conselho Deliberativo do Fundo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel/FCO), do Banco do Brasil e da Câmara dos Deputados vai analisar a viabilidade do Banco do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Bandeco). A decisão é do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado, ao discutir, no início da noite de ontem (16/04), com deputados federais da região o Projeto de Lei 1013/2007, de autoria do deputado federal Dagoberto (PDT/MS).

O texto cria a instituição financeira, permitindo ao banco realizar qualquer tipo de operação inerente às instituições financeiras que "beneficie os empreendimentos que promovam o desenvolvimento econômico da região. O banco vai aplicar os recursos destinados à Região Centro-Oeste através dos Bancos estaduais dos estados-membros da região e, na falta destes, através de outras instituições oficiais de crédito", afirmou Dagoberto, explicando que o Bandeco vai gerenciar basicamente os recursos do FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste), que em 2006 disponibilizou R$ 2,2 bilhões em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, e Distrito Federal.

Porém, metade dos recursos, segundo Dagoberto, não foi liberado porque o Banco do Brasil não conseguiu analisar todas as propostas de investimentos que solicitaram recursos por meio do FCO e também a instituição financeira exige a compra de produtos (seguro e outros serviços); garantias para liberação de empréstimos, as mesmas solicitadas por qualquer outra instituição financeira; e demora ao fazer a análise dos pedidos. "O Banco do Brasil usa o FCO como moeda de troca, exige a compra de seguro. Também não tem pessoal capacitado suficiente para averiguar os projetos solicitados", afirmou Dagoberto.

O secretário-executivo do Condel/FCO, Francisco Valente, disse que o fundo é para estimular investimentos, por isso o Banco do Brasil não deveria exigir a mesma garantia que é cobrada em outras linhas de crédito. "São recursos diferentes por atender público específico, investidores, com juros de 5% ao ano. É uma taxa de primeiro mundo", ressaltou Valente.

Na reunião realizada ontem ficou decidido que será criado grupo técnico composto por representantes do Banco do Brasil, Ministério da fazenda, do Condel/FCO e do Congresso Nacional para avaliar os mecanismos para criação do Bandeco. O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado, apresentou algumas alternativas - como a criação de cartão do FCO e o gerenciamento dos recursos por outros bancos - que vão ser analisadas pelo grupo. Participaram da reunião os deputados federais Dagoberto, João Dado (PDT/SP), Sandro Mabel (PR/GO) e Wellington Fagundes (PR/MT).

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria da Câmara dos Deputados já aprovou o projeto de lei, que agora está em discussão na Comissão de Finanças e Tributação.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)