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Banco do Brasil entra no segmento de consórcios

Stenio Ribeiro/ABr - 12 de agosto de 2004 - 13:49

O Banco do Brasil começou a operar hoje mais um tipo de produto para ampliar sua carteira de correntistas. Trata-se do “BB Consórcio”, que está disponível em todas as agências do banco e “chega ao mercado com os diferenciais de segurança e solidez da maior rede de atendimento bancário do país", na opinião do vice-presidente de Varejo do banco, Edson Machado Monteiro.

Segundo ele, ao permitir contratações por meio eletrônico (via internet) e oferecer os extratos mensais nos terminais de atendimento, "o BB contribui para a inovação e modernização do mercado de consórcios". Além disso, o banco vai comercializar consórcios em diferentes modalidades, como carros, motocicletas, caminhões, tratores, máquinas agrícolas e produtos eletroeletrônicos.

A administração dos grupos cabe à Banco do Brasil Administradora de Consórcios S.A., subsidiária integral, que teve sua criação autorizada pelo Congresso Nacional no segundo semestre de 2003. A BB Consórcios vai utilizar os 13.413 pontos de atendimento do Banco para a comercialização dos planos, com taxas de administração mais competitivas em relação aos principais concorrentes.

As taxas para veículos (motos, carros e caminhões) variam entre 10% e 12%, enquanto as do mercado estão entre 11% e 16%. Para os eletroeletrônicos, a taxa da BB Consórcios é de 15%, e os consórcios em atividade cobram entre 16% e 26%. De acordo com Monteiro, o lançamento do consórcio completa o leque de produtos e serviços já oferecidos pelo banco - a primeira instituição do setor a oferecer consórcio de eletroeletrônicos.

No "teste-piloto", realizado com seus funcionários, durante quatro meses, o Banco do Brasil vendeu mais de 1,7 mil cotas, totalizando R$ 17 milhões em volume de negócios. A expectativa de Monteiro para o primeiro ano de funcionamento é atingir 120 mil cotas, com participação em torno de 5%, de um nicho de mercado que movimenta cerca de R$ 12 bilhões por ano.

O consórcio pode ser contratado diretamente nas 3,5 mil agências do Banco, na internet (www.bb.com.br) ou na Central de Atendimento BB (0800.729.0001 ou 4004.0001 para ligação local nas grandes cidades). Para consultas diversas, como composição do grupo, informações sobre cotas e resultados de assembléias, os clientes poderão utilizar também os terminais de auto-atendimento.

Nos próximos dias, o Banco do Brasil lança campanha publicitária para divulgar o novo produto e seus principais diferenciais. Monteiro informou que terão prioridade, também, os convênios com fornecedores dos produtos negociados, com vistas a permitir que os consorciados tenham vantagens também junto aos revendedores onde levarem as cartas de crédito.

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