Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Banco Central autoriza BRDE a instalar escritório em Mato Grosso do Sul

Guilherme Baroli - 06 de novembro de 2010 - 08:45

Campo Grande (MS) – O Banco Central autorizou o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) a operar no Estado de Mato Grosso do Sul, com instalação de um escritório em Campo Grande. A atuação está oficializada pela entidade que regulamenta e fiscaliza todo o sistema financeiro nacional. Segundo o presidente do BRDE, José Moraes Neto, o comunicado com a decisão do BC foi recebido pela diretoria da instituição de fomento na última quinta-feira (4).
O BRDE realiza operações em Mato Grosso do Sul desde março de 2009, a partir da agência de Curitiba e por meio de um convênio de cooperação técnica assinado entre o banco, a Federação das Indústrias (Fiems) e o governo de Mato Grosso do Sul para divulgação das linhas de financiamento, num espaço cedido pela Fiems. Com a resolução do BC, o BRDE pode agora ter um escritório oficial da instituição para captar negócios no Estado.
“É o coroamento de uma luta dos três governadores do Sul e de Mato Grosso do Sul, que são membros do Codesul, e do próprio Parlasul para que o banco levasse ao Estado vizinho todo o seu conhecimento de quase 50 anos na área de fomento econômico”, afirma o diretor de Planejamento do banco e também secretário-executivo do Parlasul, Wilson Portes. O Parlasul é formado pelos presidentes das Assembléias Legislativas do RS, PR, SC e MS.
No mês de março de 2009, durante inauguração do Espaço de Divulgação BRDE, na Casa da Indústria, em Campo Grande, o governador André Puccinelli previu os investimentos que a iniciativa traria ao Estado. “O BRDE trará novas oportunidades e empreendimentos para a economia sul-mato-grossense, gerando mais emprego e renda. A economia é movida por bons negócios”, afirmou Puccinelli.
Para Moraes Neto, o reconhecimento da unidade de negócios local deverá proporcionar uma melhor estruturação da ação do BRDE em Mato Grosso do Sul e a ampliação das atividades: desde março de 2009, em operações realizadas a partir da agência de Curitiba, o banco de fomento já liberou mais de R$ 80 milhões em financiamentos locais, com a previsão de que em 2010 os créditos liberados alcancem os R$ 100 milhões. A previsão do BRDE é a de que até o início de dezembro o escritório de Campo Grande já esteja operando nos moldes propostos pela aprovação do BC.
“Além da implantação do escritório em Campo Grande, nós vamos assinar também, no começo de dezembro, um convênio com o Banco do Brasil para que o BRDE possa atuar como agente financeiro do Fundo Constitucional para o Desenvolvimento do Centro-Oeste (FCO), o que irá ampliar a disponibilidade de recursos para os empresários locais, principalmente os ligados a pequenos e médios negócios”, completou o presidente do BRDE.
Com informações da Assessoria de Comunicação – BRDE

SIGA-NOS NO Google News