Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Bancários se manifestam amanhã por segurança e salários

Bira Martins/Campo Grande News - 24 de setembro de 2008 - 17:51

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campo Grande e Região realizará ato público amanhã a partir das 10h30, com objetivo de alertar a população para o que o sindicato considera “intransigência dos banqueiros” em negociações durante a Campanha Nacional dos Bancários.

O manifestação também se refere às dificuldades em que os funcionários estariam enfrentando para estabelecer uma linha de diálogo com o Banco do Brasil por garantia de direitos, e os problemas de segurança pública, que têm atingido o sistema bancário em Mato Grosso do Sul.

As atividades incluirão panfletagem e adesivagem de veículos, com mensagens pedindo ações de combate à criminalidade.

Reajuste - Em reunião na manhã desta quarta-feira, em São Paulo/SP, os representantes da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) ofereceram um índice de reajuste salarial de 7,5% para os bancários, como item das cláusulas econômicas que compõem a Campanha Salarial 2008.

O percentual foi rejeitado pelo Comando Nacional da categoria, que pleiteava aumento de 13,23% - conforme aprovado durante a Conferência dos Bancários, em julho. As respostas dos banqueiros para outras reivindicações também frustraram os representantes da categoria.

Para os bancários, o índice não reflete os resultados dos bancos ao longo de 2007 e em 2008, que atingiram recordes de lucratividade e movimentação financeira.

Os banqueiros já tinham rejeitado outros elementos da Campanha Nacional, que tratavam por exemplo de avanços na questão do assédio moral, saúde e segurança.

Outro problema nas negociações se refere à PLR (Participação nos Lucros e Resultados), em que os bancos propuseram manter todas as regras da Convenção Coletiva de Trabalho de 2007, com correção da parcela fixa pelos mesmos 7,5%. Os bancos também não apresentaram proposta quanto às mudanças no piso salarial da categoria.

A presidente em exercício do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campo Grande/MS e Região, Iaci Terezinha Azamor Torres, que representa a entidade sindical na Mesa de Negociações, alerta que, nos próximos dias, será convocada assembléia geral para discutir a continuidade da mobilização entre a categoria.

“A negociação desta quarta-feira foi encerrada exatamente porque rejeitamos o índice. Esta já é a recomendação dada para os Sindicatos, que devem se mobilizar e pressionar os patrões a melhorar esse índice absurdo”, disse a presidente.

SIGA-NOS NO Google News