Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Bancários querem alterações no projeto da Reforma

Elisângela Cordeiro/ABr - 01 de dezembro de 2004 - 07:30

São Paulo - Temas como a representação em local de trabalho, lei de greves em serviços essenciais e questões que envolvem trabalhadores do serviço público não avançaram durante as reuniões do Fórum Nacional do Trabalho e precisam atingir o consenso. A avaliação é do presidente do sindicato dos bancários de São Paulo, Osasco e região, Luis Cláudio Marcolini. Os representantes do sindicato e da Confederação Nacional dos Bancários (CNB-CUT) se reuniram nesta terça-feira (30), em São Paulo, para discutir a Reforma Sindical.

"Nós continuaremos discutindo esses temas junto à Casa Civil para tentar fazer algumas sugestões. Não sendo possível, vamos fazer um debate junto ao Congresso Nacional, envolvendo os parlamentares", destacou Marcolini.

A Proposta de Emenda Constitucional e o anteprojeto de lei da Reforma Sindical estão em análise na Casa Civil e deverão ser encaminhados ao Congresso Nacional.

A Organização em Local de Trabalho (OLT) foi um dos temas mais discutidos durante o encontro. Os bancários criticam a proposta do governo e de empresários que prevê um representante para cada grupo de 30 a 80 funcionários. Marcolini avalia que 96% das empresas ficariam sem representação em local de trabalho.

A proposta do sindicato dos bancários prevê ainda que este representante seja sindicalizado e escolhido por votação em assembléia por funcionários sindicalizados. "Na proposta do governo, todos os trabalhadores têm direito de votar e ser votado. Desta forma, deixa de ser uma representação sindical e passa a ser uma representação de trabalhadores", afirmou.

O sindicalista também citou avanços nas discussões sobre Reforma Sindical, como a proposta que altera a estrutura sindical brasileira, incluindo o reconhecimento legal das centrais sindicais, e o reconhecimento do ato de greve como um direito, independentemente do julgamento de mérito, como prevê a atual legislação.

A plenária da CNB-CUT reúne líderes nacionais na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo. Na quarta-feira (01), os dirigentes sindicais farão um balanço da campanha salarial e da greve deste ano.

SIGA-NOS NO Google News