Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

15/10/2004 15:07

Bancada ruralista quer mudanças na MP dos transgênicos

André Felipe / Campo Grande News

A bancada ruralista da Câmara dos Deputados já está se articulando para propor mudanças na Medida Provisória 223, que autoriza o cultivo e plantio de soja transgênica na safra 2004/05. AMP foi editada ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo a Agência Estado, a área jurídica da Comissão de Agricultura e Política Rural da Câmara elabora emenda para alterar o artigo 5º da MP, que veda o plantio e a comercialização de sementes relativas à safra de grãos de soja geneticamente modificada de 2005.
"Vamos incluir uma emenda autorizando a produção e multiplicação das sementes transgênicas", disse o presidente da comissão, Leonardo Vilela (PP-GO), explicando que a regra atual, que proíbe a multiplicação, "premia os contrabandistas de sementes e quem comercializa produto pirata". "Todos os anos o governo autoriza o plantio da soja transgênica, mas não permite a multiplicação de sementes geneticamente modificada. Essa postura tem quebrado as indústrias de sementes", completou.
Para ele, a atual MP é similar à anterior (MP 131), convertida na Lei 10.814 em dezembro de 2003. Durante a tramitação da MP 131 na Câmara dos Deputados, a bancada tentou, sem sucesso, derrubar artigo que proibia a multiplicação de sementes, mas parlamentares ligados a grupos ambientalistas impediram a alteração. "Agora a situação é diferente, pois logo teremos um novo marco legal para a biotecnologia e não vejo porque não autorizar a multiplicação", afirmou, referindo-se ao Projeto de Lei de Biossegurança, aprovado há alguns dias no Senado.
Vilela contou ainda que para avaliar a MP 223 os deputados vão se reunir na tarde de terça-feira, 19. Na quarta-feira, a idéia é ampliar o debate e convocar toda a cadeia produtiva da soja para um encontro. As duas reuniões devem acontecer em Brasília. Ele disse que a "briga" agora é para que a relatoria fique com um parlamentar da comissão. Cerca de 17 medidas provisórias trancam a pauta da Câmara dos Deputados.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)