Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

30/09/2007 15:48

Bancada do PR saltou 25 para 42 deputados

Yara Aquino/ABr

Brasília - Enquanto partidos de oposição como DEM, PSDB e PPS estão entre os que mais perderam parlamentares com o troca-troca de partidos, o PR, que compõe a base aliada do governo, foi o que mais viu a bancada crescer.

O PPS, por exemplo, saiu das últimas eleições com 22 deputados e hoje contabiliza 13, uma perda de quase 50%, de acordo com o quadro de mudanças de partido da Câmara dos Deputados.

Criado em fevereiro deste ano fruto da fusão entre o PL e o Prona, o PR somava um total 25 deputados trazidos dos dois partidos. Hoje já são 42 parlamentares e atualmente a direção do partido negocia com políticos, tanto da base quanto da oposição, interessados em aderir à legenda, de acordo com o líder do PR na Câmara, Luciano Castro (PR-RR).

Na avaliação de Luciano Castro, o partido atrai tantos parlamentares por que oferece mais possibilidades do que as siglas já consolidadas. “O PR é um partido que está se estruturando em todo o país e como partido novo permite aos parlamentares terem uma atuação política nos estados e municípios mais ampla, organizando diretórios, o que eles não podem fazer com partidos tradicionais. Isso facilita a opção pelo nosso partido”.

Para o cientista politico, Lúcio Rennó, a grande migração para um partido da base do governo tem ainda outro motivo. “Um padrão clássico é se aproximar mais do governo para ter um pouco mais de acesso a cargos e recursos orçamentários que o governo controla”.

Autor de projeto sobre fidelidade partidária, o deputado Luciano Castro conta que às vezes é questionado por defender a fidelidade e ao mesmo tempo receber tantos parlamentares vindos de outras siglas. “É porque a regra vigente hoje é a absoluta falta de regra. Hoje não tem regra, não tem um ato normativo que estabeleça essa questão de fidelidade partidária”, afirma.

O deputado Paulo César (RJ) é um dos que após as últimas eleições migrou para o PR. Vindo do PTB, ele afirma que a mudança foi motivada por questões ideológicas. “Assistimos partidos que tomam direcionamentos diferentes do que era pregado na época da campanha”. Mas Paulo César acaba apontando motivos para a mudança que vão além da ideologia. “O que me desagradou foi que no período eleitoral fui relegado a segundo plano dentro do meu partido e o partido adotou condutas que eu não estava de acordo”, conta.

Mas a bancada do PR pode ser ameaçada por um decisão a ser tomada na próxima quarta-feira (3) pelo Supremo Tribunal Federal que irá julgar a quem pertence o mandato, se ao parlamentar ou ao partido. No caso de ser do partido o deputado que trocou de legenda perderia o mandato que seria assumido pelo suplente no partido de origem.

Questionado sobre a consequência da decisão para o PR, o líder Luciano Castro responde com outra pergunta: “Doze mil vereadores trocaram de partido, governadores de estado trocaram de partido, senadores e deputados federais trocaram de partido, 250 deputados estaduais trocaram de partido. É só o PR?”.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)