Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ban Ki-moon conclama por maior inclusão e participação das pessoas com autismo

Agência Lusa - 03 de abril de 2016 - 13:02

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, apelou hoje (2), Dia Mundial da Consciencialização sobre o Autismo, para que se reforce a participação e inclusão das pessoas com o distúrbio. “Insto a que se promovam os direitos das pessoas com autismo e que se assegure a plena participação e inclusão como membros valiosos da sociedade para que possam contribuir para criar um futuro de dignidade e oportunidade para todos”, disse Ban Ki-moon.

O secretário-geral das ONU alertou também para o fato de os direitos, as perspetivas e o bem-estar das pessoas com autismo e de todas as pessoas com incapacidade, devem fazer parte da nova agenda para o desenvolvimento, acordada no ano passado pelos líderes mundiais.

“A participação em pé de igualdade e a ativa intervenção das pessoas com autismo será essencial para o desenvolvimento das sociedades inclusivas contempladas nos objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, ressaltou. Ban Ki-moon recordou que o autismo afeta milhões de pessoas em todo o mundo, que não é bem compreendido em muitos países, embora muitas sociedades promovam a inclusão dos autistas. O secretário-geral da ONU advertiu que atitudes de rejeição não só violam os Direitos Humanos das pessoas com autismo, mas desperdiçam um enorme potencial humano.

A assembleia-geral da ONU declarou, em 2007, por unanimidade, o dia 02 de abril como sendo o Dia Mundial da Consciencialização sobre o Autismo.

Fale com a Ouvidoria

SIGA-NOS NO Google News