Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Balneários em Rio Verde podem ter atividades suspensas

Aline Queiroz, Campo Grande News - 26 de janeiro de 2009 - 12:52

Os dois maiores balneários de Rio Verde de Mato Grosso poderão ter as atividades suspensas. Quiosques e parte dos empreendimentos estão em APPs (Áreas de Preservação Permanente) e, caso os proprietários não façam os reparos aos danos que causaram ao meio ambiente, terão a licença ambiental cassada.

Quedas d’Água e Sete Quedas são considerados os principais pontos turísticos do município, que é distante 210 quilômetros de Campo Grande. Eles são alvo de ação civil pública que determina a reparação do impacto ambiental causado.

Pedido de liminar também propõe a suspensão das atividades até o fim do processo. No entanto, o requerimento não foi apreciado.

Audiências de conciliação poderão colocar um fim ao problema. No entanto, caso os donos não se comprometam a reconstituir as APPs, o processo segue o curso normal.

De acordo com o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Estéfano Rocha Rodrigues da Silva, no caso do balneário Quedas d’Água, existem quiosques à beira do rio, local indevido. No Sete Quedas, a construção também foi feita em lugar inadequado.

Os dois balneários têm licença ambiental para funcionar e, por este motivo, o Imasul e o Governo do Estado também são alvo da ação, conforme o promotor.

O proprietário do balneário Sete Quedas, José de Oliveira Souza, enfatiza que para o construir no local fez um projeto, que foi aprovado pela Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente). Ele garante que não se trata de uma APP e que existem outros empreendimentos mais próximos da margem do rio. “Se fosse irregular não havia licença”, argumenta.

O balneário existe há 25 anos e é composto por salão de festas, apartamentos e restaurante. Ele afirma que, caso a Justiça acate o pedido do MPE (Ministério Público Estadual) atenderá à determinação. “Se tiver que fazer reparo terá que desmanchar tudo e parar de funcionar”, conclui.

Já o dono do balneário Quedas d’Água, Evaldo Maciel, não foi encontrado pelo telefone para comentar o caso. Ele envolveu-se recentemente em dois acidentes em menos de meia hora. Um deles terminou em duas mortes.

O comerciante vive em Rio Verde, estava de passagem pela Capital com destino a Ponta Porã, quando se envolveu em duas colisões, na madrugada de 08 de janeiro. Ele conduzia uma caminhonete Hillux, que atingiu uma pick-up Saveiro ocupada por um casal, na Avenida Calógeras. Em seguida, na Rua Rui Barbosa, Maciel colidiu contra uma motocicleta, onde estavam Anderson André de Souza e Carlos Alberto de Souza da Silva. Os dois ocupantes da moto morreram devido ao acidente.

Quatro dias depois, Maciel se apresentou à Polícia Civil para prestar depoimento. Acompanhado de um advogado, ele disse que fugia de um assalto quando se envolveu no primeiro acidente.

SIGA-NOS NO Google News