Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017

Últimas Notícias

13/07/2005 06:58

Baixo peso pode ser causa de morte na terceira idade

Agência Notisa

Pesquisa mostra que a obesidade e o sobrepeso não estão associados ao maior risco de mortalidade total e cardiovascular em pessoas idosas, mas que o baixo peso está.

Embora a obesidade seja um fator de risco para a mortalidade e eventos cardiovasculares na população em geral, esta associação é pouco estudada entre os idosos. Nesse sentido, pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina e da Universidade de São Paulo resolveram analisar mulheres idosas, com idade de 60 a 94 anos, por um período de cinco anos e examinar a associação dos indicadores antropométricos da obesidade central, como relação cintura-quadril e circunferência abdominal, e da obesidade global, como o índice de massa corporal, com a mortalidade total e cardiovascular, bem como o impacto de outros importantes fatores de risco nessa associação.

De acordo com artigo publicado na edição de maio/junho de 2005 dos Cadernos de Saúde Pública, a associação entre a obesidade e a mortalidade não pode ser extrapolada integralmente para a população idosa, devido a algumas peculiaridades metodológicas relacionadas a esta faixa etária. Segundo os pesquisadores, a idade modifica o efeito da obesidade na mortalidade. No estudo, as 575 mulheres foram submetidas a um questionário, a medições antropométricas e a exames de sangue para dosagem dos níveis de glicose, colesterol total, lipoproteína colesterol de alta densidade e triglicerídeos.

Durante a pesquisa, ocorreram 88 óbitos, sendo 46 de origem cardiovascular. A equipe observou, no entanto, que os maiores quartis de relação cintura-quadril, circunferência abdominal e de índice de massa corporal não apresentaram aumento significativo do risco para mortalidade cardiovascular: “a obesidade e o sobrepeso não estavam associados ao maior risco de mortalidade total e cardiovascular. Entretanto, as idosas com baixo peso apresentaram uma forte associação com mortalidade total”.

Os pesquisadores constataram também que outros fatores como o diabetes, o tabagismo, a ausência de atividade física regular e a doença cardiovascular prévia, estiveram associados com maior risco de mortalidade total e cardiovascular. Dessa forma, eles alertam para a necessidade de outros estudos sobre obesidade na população idosa.

Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Agosto de 2017
Domingo, 20 de Agosto de 2017
10:00
Receita do dia
09:50
Três Lagoas
Sábado, 19 de Agosto de 2017
20:38
Para o fim de semana
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)