Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

13/07/2005 06:58

Baixo peso pode ser causa de morte na terceira idade

Agência Notisa

Pesquisa mostra que a obesidade e o sobrepeso não estão associados ao maior risco de mortalidade total e cardiovascular em pessoas idosas, mas que o baixo peso está.

Embora a obesidade seja um fator de risco para a mortalidade e eventos cardiovasculares na população em geral, esta associação é pouco estudada entre os idosos. Nesse sentido, pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina e da Universidade de São Paulo resolveram analisar mulheres idosas, com idade de 60 a 94 anos, por um período de cinco anos e examinar a associação dos indicadores antropométricos da obesidade central, como relação cintura-quadril e circunferência abdominal, e da obesidade global, como o índice de massa corporal, com a mortalidade total e cardiovascular, bem como o impacto de outros importantes fatores de risco nessa associação.

De acordo com artigo publicado na edição de maio/junho de 2005 dos Cadernos de Saúde Pública, a associação entre a obesidade e a mortalidade não pode ser extrapolada integralmente para a população idosa, devido a algumas peculiaridades metodológicas relacionadas a esta faixa etária. Segundo os pesquisadores, a idade modifica o efeito da obesidade na mortalidade. No estudo, as 575 mulheres foram submetidas a um questionário, a medições antropométricas e a exames de sangue para dosagem dos níveis de glicose, colesterol total, lipoproteína colesterol de alta densidade e triglicerídeos.

Durante a pesquisa, ocorreram 88 óbitos, sendo 46 de origem cardiovascular. A equipe observou, no entanto, que os maiores quartis de relação cintura-quadril, circunferência abdominal e de índice de massa corporal não apresentaram aumento significativo do risco para mortalidade cardiovascular: “a obesidade e o sobrepeso não estavam associados ao maior risco de mortalidade total e cardiovascular. Entretanto, as idosas com baixo peso apresentaram uma forte associação com mortalidade total”.

Os pesquisadores constataram também que outros fatores como o diabetes, o tabagismo, a ausência de atividade física regular e a doença cardiovascular prévia, estiveram associados com maior risco de mortalidade total e cardiovascular. Dessa forma, eles alertam para a necessidade de outros estudos sobre obesidade na população idosa.

Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)