Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/06/2004 14:49

Baixo índice de vacinação contra aftosa preocupa Iagro

Dourados News

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), levando em conta a alegação dos produtores de dificuldades para o manejo do rebanho nas propriedades - devido aos altos índices pluviométricos registrados - prorrogou por mais 15 dias o prazo para vacinação contra a febre-aftosa em Mato Grosso do Sul. Porém, últimos
dados da Iagro mostram que a imunização dos animais ainda é baixa levando em conta que já se passaram mais de 34 dias desde o início da campanha.

De acordo com o gerente de inspeção e defesa sanitária animal da Iagro, Osvaldo Dias, "o baixo índice de vacinação é preocupante tendo em vista que nessa segunda fase de vacinação aproximadamente 12 milhões de
animais devem ser vacinados, impreterivelmente". Dados estatísticos da Agência mostram, por exemplo, que em Dourados apenas 52% do rebanho foi vacinado - de um total de 291 mil, foram vacinados 151,3. Já em Nova
Andradina esse número é bem menor, cerca de 28% dos animais - de um total de 294 mil apenas 82,3 foram imunizados.

"Já sabemos que a maioria dos produtores deixam tudo para última hora. Isso é pura mania do povo brasileiro, mas é bom ficar atento com o prazo e com a multa", comenta Osvaldo Dias ao lembrar que a vacinação e o registro são obrigatórios e quem não o fizer estará sujeito a uma multa de R$ 19,40 e R$ 9,70 por animal, respectivamente, além de ter que fazê-lo posteriormente.

Cabe lembrar aos "atrasados" que restam apenas 10 dias para o final da campanha de vacinação contra a aftosa de bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade no planalto. O prazo é maior no Pantanal para quem optar
por esta etapa, até 30 de junho para todo o rebanho de mamando a caducando. Já para o registro o prazo é de 15 dias após o término da segunda fase da Campanha, o prazo para registro da vacinação na Iagro.

Em caso de dúvidas, os produtores podem procurar qualquer escritório da Iagro no Estado ou ainda ligar no disk-aftosa 0800-679120.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)