Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Baixo índice de chuvas preocupa agricultores do Paraná

Agência Brasil/Lúcia Nórcio - 06 de janeiro de 2006 - 10:52

A ocorrência de chuvas abaixo dos níveis normais preocupa os agricultores do Paraná e poderá comprometer a produção da atual safra de verão. No mês de dezembro praticamente não choveu e as chuvas isoladas em todo o estado em janeiro não são suficientes para evitar perdas nas lavouras de soja, feijão e principalmente de milho, segundo levantamento preliminar do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura.

De acordo com Otmar Hubner, do Deral, até o final do mês a secretaria divulga nova estimativa de safra. A última previsão foi de produção de 21,25 milhões de toneladas de grãos, 28% a mais do que na safra anterior. O destaque era a produção de milho, cultura que a secretaria prevê agora que terá quebra maior. Os agricultores do estado esperavam colher 8,7 milhões de toneladas, 35% a mais que no ano passado. Houve aumento de área plantada com a cultura e recuperação da produtividade.

Quanto à soja, a expectativa era colher 11,75 milhões toneladas, produção recorde no estado. O Paraná plantou 354,8 mil hectares com feijão das águas e estimava produção entre 462 mil e 529 mil toneladas

De acordo com o Setor de Previsão de Safras do Deral, a área ocupada com grãos de verão na safra 2005/06 foi de 5,88 milhões de hectares contra os 5,94 milhões de hectares cultivados na safra passada.

SIGA-NOS NO Google News