Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Baixas temperatura e umidade complicam sistema respiratório, alerta otorrino

Daniel Castro, Tribuna Livre - 19 de julho de 2012 - 11:42

Tribuna Livre
Tribuna Livre

As baixas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar complicam o funcionamento do sistema respiratório, é o que alerta o otorrinolaringologista Luciano Takeshi Iquegami, de Paranaíba.



Segundo o médico, nessa época do ano dois fatores atrapalham muito o sistema respiratório. Primeiro as alterações de temperatura: “percebemos que quando acordamos está frio, no meio do dia a temperatura sobe e à noite esfria novamente”. Essa oscilação de temperatura, explicou, é muito ruim para o organismo. “O pessoal mais antigo tem razão ao dizer para não tomarmos friagem porque faz mal”, falou.



Outro complicador, principalmente na região de Mato Grosso do Sul, é a baixa umidade do ar. Segundo ele, para trabalhar bem, o sistema respiratório precisa ter uma temperatura constante e a umidade relativa do ar acima dos 70%. Ele observou que em alguns dias, no início da noite, a temperatura é de cerca de 20 graus e a umidade está no nível de 40%, o que não deixa o organismo filtrar o ar, para que ele entre no corpo limpo e aquecido. Com isso, entram os vírus e as bactérias que provocam as infecções.

Além desses fatores, com o clima mais frio as pessoas ficam mais juntas, o que facilita a transmissão das doenças.

SIGA-NOS NO Google News