Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Bacalhau traz sabor e nutrientes para a mesa

Grupo Oba - 17 de fevereiro de 2016 - 13:00

Já se tornou tradição na Páscoa: família reunida, muita conversa, bom vinho e uma saborosa receita de bacalhau na mesa. O sabor do peixe é indiscutível e seu aroma no forno, de dar água na boca. Além de todas essas características, ele é um dos peixes mais consumidos pelo baixo teor de gordura e elevado índice de ácidos graxos, como ômega 3 e 6.

De acordo com a equipe de nutrição do Oba Hortifruti, estes ácidos são muito importantes para o desenvolvimento do sistema imunológico e contribuem para a redução de colesterol e triglicérides. Além disso, o peixe é rico em minerais, como ferro, fósforo, magnésio, cálcio e vitaminas A, B1, B3, D e E.

“O cuidado com o peixe deve acontecer desde a escolha. A superfície deve estar sempre uniforme e sem a presença de manchas escuras”, explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Daísa Pinhal. Quando estiver salgado, o bacalhau pode ficar fora da geladeira, desde que seja num local seco e fresco. Para guardá-lo de forma congelada, é preciso retirar o sal, lavando as postas em água corrente e as deixando de molho por, no mínimo, 24 horas. Essa água deve ser trocada três vezes, pelo menos.

Para apurar o paladar do peixe, de acordo com a receita, deixe-o temperado com azeite e ervas ou submerso no leite durante pelo menos duas horas antes de iniciar a receita. “Este segredo amacia a carne e a deixa ainda mais saborosa”, revela a nutricionista.

Saboroso e muito nutritivo, o bacalhau permite diversas combinações gastronômicas. Basta escolher corretamente o peixe, selecionar os ingredientes ideais e preparar um delicioso prato saudável. Que tal um saboroso prato de bacalhau com legumes? Confira:

Bacalhau com legumes

Ingredientes:

1 kg de Obacalhau

1kg de batatas

3 cenouras

1/2 kg de vagens

1/2 kg de cebolas

5 folhas de couve manteiga

1 maço de brócolis

4 ovos

200 gr de azeitonas pretas

Azeite Olitalia a vontade

Modo de preparo:

Em uma panela grande, coloque o Obacalhau dessalgado, as batatas com casca, cenouras, vagens, cebola e a couve rasgada. Cubra com água e deixar cozinhar até ficar al dente. Retire o bacalhau e as peles e os espinhos. Para os legumes, descasque e corte em rodelas. Retire o bacalhau e corte em pequenos pedaços. Em um refratário, monte o prato da seguinte forma:

Regue com azeite Olitalia, coloque batatas, as cenouras, as vagens, a cebola e a couve. Em seguida, coloque uma camada de Obacalhau em pedaços e metade das azeitonas e azeite Olitalia. Repita esse processo novamente e coloque os ovos cozidos cortado em quatro para enfeitar.

SIGA-NOS NO Google News