Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

31/05/2016 14:00

Azoospermia: conceito, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento, evolução

Abc Med

Zoospermia é a situação em que nenhum espermatozoide é detectado no sêmen ejaculado. Isto pode acontecer porque não há produção de espermatozoides pelos testículos ou porque há algum tipo de bloqueio do sistema de transporte do esperma, o que impede os espermatozoides produzidos de chegarem ao exterior. Chama-se oligospermia à situação em que existe no sêmen ejaculado uma quantidade de espermatozoides menor que a normal (39 a 106 ml ejaculado).

Quais são as causas da azoospermia?

As causas das azoospermias não obstrutivas incluem defeitos congênitos dos testículos ou danos adquiridos por eles. Nesses casos, devem ser procuradas, entre outras, causas genéticas, porque elas ocorrem em cerca de 15% dos homens com azoospermia.

As azoospermias obstrutivas, por seu turno, podem ser motivadas por condições que obstruam os ductos de drenagem dos espermatozoides, como danos causados por doenças ou traumas, vasectomia (cirurgia praticada voluntariamente para interromper os dutos excretores) ou anormalidades do epidídimo (local onde os espermatozoides são armazenados após serem produzidos pelos testículos) ou canal deferente (canal que conduz os espermatozoides a partir do epidídimo).

A criptorquidia (quando ambos os testículos não descem do abdômen para a bolsa testicular) também pode ser a causa da baixa produção de espermatozoides ou levar à azoospermia. Em muitos casos a azoospermia é dita criptogenética, porque não tem uma causa conhecida.

Quais são os principais sinais e sintomas da azoospermia?

Em geral, o paciente nada sente ou então os sintomas são os próprios às enfermidades que causam as obstruções, como as infecções, os traumas ou os tumores. A azoospermia provoca infertilidade, mas nada tem a ver com impotência.

Como o médico diagnostica a azoospermia?

A azoospermia pode ser detectada pelo espermograma, um exame de laboratório que procede à contagem dos espermatozoides presentes no sêmen ejaculado. Uma primeira contagem não deve selar o diagnóstico porque às vezes os espermatozoides somente aparecem no exame após centrifugação do sêmen ou em outras coletas posteriores, pois há casos em que os espermatozoides só estão presentes em uma delas. Nas azoospermias, alguns exames podem auxiliar no diagnóstico, mas somente uma biópsia testicular pode mostrar em definitivo se há alguma produção de espermatozoides.

Como o médico trata a azoospermia?

O objetivo principal do tratamento da azoospermia é restituir a capacidade de fecundar. Alguns casos de azoospermia obstrutiva podem ser corrigidos cirurgicamente e em casos onde isso não seja possível os espermatozoides podem ser artificialmente recolhidos nos testículos ou no epidídimo por meio de uma finíssima agulha, com anestesia local e posteriormente utilizados para fecundação in vitro do casal. O procedimento deve ser realizado em um centro cirúrgico e o paciente pode ser liberado no mesmo dia.

Como evolui a azoospermia?

A azoospermia obstrutiva tem bom prognóstico. Quase sempre a obstrução do canal deferente pode ser solucionada a contento.

O tratamento dos casos de azoospermia não obstrutiva em geral é muito difícil e apresenta resultados escassos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)