Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

27/01/2016 09:00

Azia na gravidez

BabyCenter Brasil

 

A azia é uma sensação de queimação que às vezes parte da garganta e vai até a boca do estômago. Ela aparece na gravidez por causa das mudanças físicas e hormonais que estão acontecendo no seu corpo.

Você pode sentir um gosto amargo ou ácido na boca ou na garganta, e dor na boca do estômago.

Durante a gravidez, a placenta produz o hormônio progesterona, que relaxa os músculos do útero. Esse mesmo hormônio também relaxa a válvula que separa o esôfago do estômago, e os ácidos gástricos que participam da digestão acabam subindo pelo esôfago, causando a sensação desconfortável de azia.

A progesterona também diminui o ritmo das contrações naturais do estômago, deixando a digestão em geral mais lenta.

Mais para o fim da gravidez, a cavidade abdominal fica apertada porque o bebê está crescendo, e falta espaço para os órgãos.

Seu estômago e intestino são empurrados, o que reduz o ritmo da digestão. Os ácidos gástricos acabam ser levados para sua garganta.
Quando a azia vai melhorar?

Boa parte das mulheres começa a sentir azia e a sofrer de má digestão na segunda metade da gravidez, embora ela possa aparecer antes.

Infelizmente, a azia é um mal que costuma ir e vir ao longo da gestação, e que só vai embora de vez depois que o bebê nasce.

Há alguma coisa que eu possa fazer?

Claro. Talvez você não consiga acabar de vez com a azia, mas pode ajudar a reduzi-la bastante, com as seguintes medidas:

Evite pratos pesados ou gordurosos, frituras, chocolate, frutas cítricas, sucos, bebidas alcoolicas e café, especialmente à noite, perto da hora de dormir.

Faça refeições pequenas e frequentes, para evitar o acúmulo de acidez no estômago.

Ponha pouca comida de cada vez na boca e mastigue bem.

Não beba muito líquido durante as refeições, para tentar evitar que seu estômago fique muito distendido. (Mas não esqueça que é importante beber bastante água durante a gravidez -- faça isso no intervalo entre as refeições.)

Experimente tomar um copo de leite. Se o leite integral fizer a azia piorar, tente o desnatado.

Se você fuma, tente parar. O fumo favorece a azia, além de fazer mal ao bebê.

Depois de comer, tente ficar sem se deitar por pelo menos uma hora.

Caso sua azia piore à noite, experimente não comer nem beber nada três horas antes de ir para a cama – claro que sem descuidar da sua nutrição.

Monte um encosto na cama com vários travesseiros para dormir numa posição semi-sentada. Existem no mercado também travesseiros anti-refluxo, que formam uma "rampa" na cama, mantendo sua cabeça elevada. A gravidade ajuda a manter os ácidos no estômago -- que é o lugar deles --, o que colabora para uma boa digestão.

Verifique se a azia não é efeito colateral de algum medicamento que você esteja tomando. Antidepressivos e anti-inflamatórios costumam causar esse problema. Converse com o médico que receitou o medicamento.

Um antiácido pode aliviar o desconforto, mas fale com o médico antes de tomar, porque alguns tipos não são recomendados para grávidas. Se você estiver tomando suplemento de ferro, não tome no mesmo horário do antiácido, porque a absorção de ferro pode ser prejudicada.

Há o risco de a azia ser alguma outra coisa?

A azia é muito comum na gravidez, mas, se vier acompanhada de dor e outros sintomas, pode indicar outro problema.

A azia normalmente dá uma dor no centro do peito que vai até a garganta. Se sua dor for abaixo das costelas, pode ser sinal de pré-eclâmpsia. Em caso de dúvida, sempre fale com o médico.

Se a dor for do lado direito, no alto da sua barriga, e você estiver com enjoo, pode ser indicação de um problema no fígado que acontece na gravidez. Procure o médico.

Você pode ter um problema digestivo, como gastrite ou úlcera, independentemente da gravidez.

Se você estiver com dificuldade de se alimentar, estiver perdendo peso ou muito preocupada com seus sintomas, não deixe de buscar atendimento médico.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)