Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

10/02/2016 13:00

Azeite acrescenta sabor e saúde às receitas

Grupo Oba

Existe uma grande variedade de azeites: virgem, extravirgem, refinado e puro. Mas qual a diferença entre eles? Qual tipo proporciona mais benefícios para a saúde? Qual combina mais com cada tipo de prato?

Com exceção do azeite de dendê, os outros são de oliva e têm como matéria prima a azeitona. A diferença entre eles está no número de etapas de refinamento pelas quais passam. Isso altera a acidez do óleo, ou seja, a qualidade. Quanto menor for seu índice de acidez mais benefícios ele terá.

Para o preparo de receitas que não vão ao fogo, como saladas e petiscos, como queijos e pães, o recomendado é a utilização do azeite tipo extravirgem. Ele é o menos ácido (até 1%) e mais saboroso.

Para pratos quentes e carnes, o azeite virgem é a melhor opção. Mesmo sendo um pouco mais ácido que o extra (até 2%), ao ser aquecido, seu aroma é ressaltado e seu sabor é mais adocicado. No caso de frituras, o recomendado é o azeite refinado. Ele é tipo mais ácido (mais que 2%), porém mais saudável do que o óleo tradicional de soja, por exemplo.

“As gorduras que compõem o azeite ajudam a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim) do sangue e aumentar o HDL (colesterol bom), que atua na limpeza das artérias e previne problemas cardiovasculares”, explica Daísa Pinhal, nutricionista do Oba Hortifruti.

Variedade
Uma grande variedade de azeites é encontrada nas lojas do Oba Hortifruti. Existem alguns que já são temperados com ervas finas, ótima opção para temperar carnes.

CAESAR SALADA
Ingredientes:
. 6 Fatias médias de pão de forma sem casca
. 12 Colheres (sopa) de azeite de oliva
. 20 Filés de anchova em conserva
. 2 Dentes de alho descascado
. 1 Colher (chá) de mostarda
. 1 Colher (sopa) de suco de limão
. 2 Colheres (sopa) vinagre de vinho branco
. 3 Colheres (sopa) de maionese
. 2 Pés de alface americana ou romana
. 1/2 Xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
. Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto.

Modo de Fazer:
Preaqueça o forno em 180 graus. Corte as fatias de pão de forma em cubos pequenos (1 cm). Unte uma assadeira (21x31 cm) com 1 colher (sopa) de azeite de oliva. Arrume os cubos de pão de forma na assadeira e leve ao forno por 10 minutos ou até dourarem. Retire os pães e reserve.

Molho:
Em um liquidificador coloque as anchovas, o alho, a mostarda, o suco de limão e o vinagre. Bata por 3 minutos ou até ficar homogêneo. Acrescente a maionese e bata por mais 1 minuto. Sem parar de bater, junte o azeite em fio. Transfira para uma tigela e misture o sal e a pimenta do reino. Cubra a tigela com filme plástico e reserve. Lave as folhas de alface e seque com a toalha de papel. Rasgue as folhas e as coloque em uma saladeira. Cubra com molho e salpique os croutons e o queijo parmesão. Sirva em seguida.

TOMATES COM ERVAS E AZEITE
Ingredientes:
. 800 gr de tomate
. 10 colher(es) (sopa) de azeite de oliva
. 10 dente(s) de alho picado(s) finamente
. 15 gr de manjericão
. 1/2 xícara(s) (chá) de salsinha
. 1/2 xícara(s) (chá) de croutons
. 1/2 colher(es) (sopa) de sal grosso

Modo de preparo:
Tire as peles dos tomates, corte em rodelas grossas e, com cuidado, retire as sementes. Espalhe 5 colheres (sopa) do azeite de oliva espanhol numa assadeira e, por cima, distribua as rodelas de tomates lado a lado. Reserve. No processador, junte o alho, as folhas de manjericão rasgadas com as mãos, a salsinha picada e os croutons. Bata rapidamente, no modo pulsar, apenas para formar uma farofa. Vá colocando a farofa dentro das rodelas de tomate e, depois, regue com o azeite restante. Polvilhe com o sal grosso. Leve ao forno médio, por 1 hora ou até os tomates ficarem assados e sem água. Retire. Sirva com vinho tinto e pão. Se preferir, sirva acompanhado com um pedaço de queijo parmesão.

Dica: pode ser servido com salada, antepasto ou guarnição, acompanhando aves.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)