Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Avicultores pedem melhor remuneração pela produção

Cristiane Sandin - 21 de fevereiro de 2006 - 07:50

Produtores de aves pediram agora à tarde interferência por parte do governo estadual, por meio do secretário de Produção e Turismo (Seprotur), Dagoberto Nogueira Filho, pelo preço praticado pela indústria Avipal na região de Dourados. Enquanto o custo de produção chega a R$ 0,40 os produtores estão recebendo em média R$ 0,20 por animal abatido. Atualmente, cerca de 300 avicultores são ligados a empresa.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Douradina, Cláudio Pradella, muitos produtores já estão amargando prejuízos no município. “Tem avicultor vendendo vaca para pagar as contas”, aponta. Ainda segundo ele, "em novembro de 2004 foi firmado um acordo com a Avipal, onde a indústria se comprometeu em melhorar os preços pagos aos produtores, porém, até hoje nada foi feito”, desabafa Pradella que ainda explica: “como ‘consolo’ eles acabam pagando uma bonificação para ajudar com as despesas”.

“Como a situação já vem se estendendo a mais de um ano sem que nenhuma medida seja tomada, será dado um prazo de 15 dias para que a empresa apresente alguma proposta. Caso contrário, tomaremos uma decisão mais rigorosa”, disse Dagoberto ao apontar a possibilidade da suspensão dos incentivos dados pelo governo a empresa Avipal.

A reunião com o secretário Dagoberto foi pré-agendada pela Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). Após a discussão com os produtores, Dagoberto afirmou que será feira uma agenda com a indústria para discutir a situação.

SIGA-NOS NO Google News