Cassilândia, Segunda-feira, 26 de Outubro de 2020

Últimas Notícias

09/07/2020 16:20

Avião soviético raro que opera em situações críticas passará por Campo Grande

Aeronave virá do Peru e terá como destino final a Ilha do Sal, na África

Midiamax
Antonov An-74 ficará duas horas parado no Aeroporto Internacional de Campo Grande. (Imagem: Divulgação)Antonov An-74 ficará duas horas parado no Aeroporto Internacional de Campo Grande. (Imagem: Divulgação)

No próximo domingo (12), o Aeroporto Internacional de Campo Grande receberá um avião um tanto quanto especial. Raro, o Antonov An-74 pousará por volta das 17h40 e ficará cerca de duas horas. Depois, segue para Natal antes de voar para a Ilha do Sal, em Cabo Verde, na África.

A última vez que um avião Antonov esteve por aqui foi na década de 90. O comandante Luiz David Figueiró lembrou da ocasião e reforçou a tradição russa na fabricação de aeronaves. “A Antonov é uma fábrica antiga, eles têm tradição na área da aviação. A aviação soviética é bastante importante para o leste europeu, é bem técnica”, avaliou o piloto, que tem 40 anos de experiência e é diretor técnico do Aeroclube de Mato Grosso do Sul.

O comandante David reforçou a característica especial desse modelo. “São muito preparados para ambientes inóspitos como o gelo e são preparados para pistas não convencionais”, detalhou.

 

Detalhes
O modelo An-74 foi planejado para dar suporte à operação no Ártico/Antártico com espaço para cinco tripulantes, tem melhores equipamentos de degelo e pode ser equipado com esquis no trem de pouso.

Com asas altas, o An-74 utiliza o Efeito Coandã, que utiliza os gases de exaustão dos motores sobre a superfície da asa para aumentar a sustentação. Os motores utilizados são o turbofan Lotarev D-36. O An-74 faz lembrar o Boeing YC-14, um protótipo do início da década de 1970 que também utilizava motores sobre a asa para aproveitar o efeito Coandă.

A fabricante soviética Antonov é da era da antiga União Soviética – região onde hoje é a Ucrânia – e o modelo An-74, em questão, foi introduzido no ano de 1983, tendo seu auge de produção em 1992. Atualmente, das 30 aeronaves existentes desse modelo, apenas 23 estão em operação.

Maior do mundo
Também da fabricante soviética Antonov, o modelo An-225 Mriya é o maior avião do mundo. É uma aeronave de transporte cargueiro estratégico, a qual foi produzida durante a década de 1980. O Antonov An-225 Mriya é a maior aeronave de asa fixa do mundo. O design, construído para transportar o ônibus espacial Buran, foi um desenvolvimento para aumentar o bem-sucedido Antonov An-124 Ruslan. Mriya significa “Sonho” (Inspiração) em ucraniano.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 25 de Outubro de 2020
Sábado, 24 de Outubro de 2020
Sexta, 23 de Outubro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)