Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

24/05/2013 15:49

Avião é escoltado por caças britânicos após suposta ameaça

Agência Brasil

Dois homens foram presos hoje (24) depois que caças da Força Aérea Britânica escoltaram um avião de passageiros que havia partido do Paquistão com destino ao Reino Unido.

Assim que a aeronave pousou, policiais embarcaram no voo PK709 da Pakistan International Airlines (PIA), que deveria pousar em Manchester, mas foi desviado para o Aeroporto de Stansted, em Londres.

Os dois homens, de 30 e 41 anos, são suspeitos de colocar a aeronave em risco, segundo a Polícia de Essex.

Um porta-voz da companhia aérea paquistanesa afirmou que todos os passageiros a bordo deixaram a aeronave em segurança.

O avião saiu de Lahore, capital da província de Punjab, no Nordeste do Paquistão, às 9h35 no horário local (1h35 de Brasília). A aeronave deveria chegar a Manchester às 10h (14h de Brasília).

A PIA informou que havia 308 passageiros a bordo, além de 14 tripulantes, incluindo os pilotos, de nacionalidades paquistanesa e britânica.

O correspondente de Defesa da BBC, Jonathan Beale, disse que houve indícios de uma ameaça durante o voo, com uso de algum tipo de arma ou bomba – embora a suspeita ainda não tenha sido confirmada pelas autoridades.

Um passageiro afirmou à BBC que o piloto comunicou aos ocupantes do voo que as ameaças eram reais. O Aeroporto de Stansted disse que o comandante da aeronave também alertou as autoridades sobre o incidente, mas não explicou o episódio em detalhes. Um porta-voz do aeroporto afirmou que os passageiros foram retirados da aeronave logo após o pouso.

"Eles serão encaminhados a um local no aeroporto onde a polícia colherá depoimentos", disse o porta-voz. "Em algum momento, a polícia e a companhia aérea vão cuidar do transporte dos passageiros a Manchester."

Mashhood Tajwar, porta-voz da Pakistan International Airlines (PIA), informou que o incidente foi seguido por uma comunicação ao controle de tráfego aéreo.

Segundo Tajwar, de 20 a 30 minutos antes do pouso, a informação recebida pelo controle de tráfego aéreo em Manchester indicava que havia algum tipo de "ameaça à segurança". "No entanto, ainda não temos certeza do real motivo da comunicação", acrescentou.

"Houve certamente um incidente significativo, no entanto, o fato de os caças terem escoltado o avião não é atípico", disse à BBC Philip Baum, consultor da Aviation Security International.

"Essa decisão normalmente é tomada quando há uma suspeita de bomba, quando há um sequestro, quando um código do transponder é digitado incorretamente ou se a aeronave não consegue se comunicar com a torre de controle", acrescentou Baum. "Porém, às vezes, o resultado não passa de um passageiro indisciplinado a bordo."

"O que é interessante neste caso é que a aeronave estava a dez minutos do pouso – segundo os relatos iniciais – quando foi desviada para o Stansted. Essa mudança não é comum e pode ser evidência de que algo sério tenha acontecido."

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)