Cassilândia, Sábado, 28 de Novembro de 2020

Últimas Notícias

01/11/2020 11:00

AVC e infarto em jovens são piores ou mais fulminantes?

Fonte: Hospital Albert Einstein

Redação
AVC e infarto em jovens são piores ou mais fulminantes?

Quanto mais jovem for a pessoa, pior o quadro de infarto ou AVC. Você já deve ter ouvido está afirmação, correto? E ela está certa, segundo o cardiologista do Einstein dr Marcus Gaz. Em indivíduos mais jovens, tais eventos tendem a ser mais graves, pois envolvem porções maiores do coração ou do cérebro. “Os entupimentos, normalmente, são mais graves e súbitos e de artérias maiores. Isso leva a infartos de pior prognóstico ou mesmo morte súbita.”

Idosos acometidos pelos mesmos problemas tendem a apresentar entupimentos mais lentos, progressivos e menos súbitos. O coração e o cérebro, assim, têm mais “tempo para se prepararem” antes de um infarto maior ou acidente vascular cerebral. Jovens, porém, têm mais chances de sobrevivência e recuperação sem sequelas.

Os jovens costumam ter mais reservas funcionais (órgãos mais saudáveis - saúde geral melhor), ausência de doenças prévias que possam atrapalhar a recuperação e menor taxa de complicações após esses eventos, tais como infecções hospitalares ou episódios hemorrágicos.

Há diferenças no AVC ou infarto que acometem jovens e idosos?
Sim, são diferentes. Apesar dos sintomas serem muito semelhantes nas duas faixas etárias, o que acontece em pacientes mais jovens é que, na maioria das vezes, esses eventos estão relacionados ao entupimento das artérias por trombos originados em outras partes do corpo.

“No entanto, observamos cada vez mais casos de infarto e AVC em jovens relacionados à aterosclerose, doença típica da terceira idade, que resulta no entupimento das artérias por placas de gordura (ateroma) e que é agravada por doenças como diabetes e hipertensão arterial”, explica o dr. Gaz.

É importante lembrar que pacientes mais jovens apresentam mais infartos e AVCs relacionados ao uso de entorpecentes, como a cocaína, a doenças autoimunes, causas genéticas ou congênitas (quando se nasce com uma doença).

Novos hábitos, aumento do número de casos
De acordo com o nosso cardiologista, as mudanças de estilo de vida, com mais pacientes jovens que são obesos, diabéticos e hipertensos, têm relação direta com o número de casos.

“Podemos dizer também sobre a maior facilidade para diagnosticar doenças em qualquer faixa etária, o que resulta em maiores taxas de diagnósticos de várias doenças. A ressonância magnética por exemplo consegue visualizar AVCs muito pequenos que no passado poderiam passar despercebidos e sem diagnóstico.”

O estilo de vida saudável, como sabemos, é fundamental para redução no risco de ocorrência de doenças cardiovasculares como AVC e infarto. Manter o peso, controlar o estresse, sair do sedentarismo, manter boa alimentação e passar por avaliações médicas de rotina são fundamentais para prevenção desses eventos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 28 de Novembro de 2020
Sexta, 27 de Novembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)