Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Avaliações da OIE sobre MS são analisadas no Panaftosa

Humberto Marques / Campo Grande News - 12 de dezembro de 2006 - 15:12

Acontece neste momento na sede do Panaftosa (Centro Pan-americano de Febre Aftosa), no Rio de Janeiro/RJ, a segunda reunião entre autoridades brasileiras de sanidade animal e os técnicos do Escritório Internacional de Epizootias, que passaram a última semana visitando propriedades rurais e laboratórios de controle e análise agropecuária, para conhecer as ações do Brasil no combate à febre aftosa.

De acordo com Júlio Pompei, técnico do centro e do Giefa (Grupo Integrado de Combate à Febre Aftosa), as discussões desta tarde são voltadas exclusivamente para o que foi encontrado em campo pelos técnicos, que vistoriaram fazendas de Eldorado, Japorã e Mundo Novo – municípios que, em setembro de 2005, vivenciaram um surto de focos da doença, que levou ao fechamento do mercado internacional para a carne sul-mato-grossense – e também na Argentina e no Paraguai.

“A reunião de ontem foi específica para discutir assuntos sobre o laboratório do Lanagro”, adiantou Pompei, referindo ao Laboratório de Análises Agropecuárias de Porto Alegre/RS. Ainda hoje, os técnicos da OIE devem retornar aos seus países de origem.

O Panaftosa espera um posicionamento da equipe de inspeção sobre o trabalho realizado no País. Espera-se que, como resultado da visita técnica, seja devolvido a Mato Grosso do Sul o status de área livre de febre aftosa com vacinação, reabrindo assim o mercado externo para a carne bovina local – até antes dos focos, o Estado era um dos principais fornecedores do produto em caráter global.

SIGA-NOS NO Google News