Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/12/2015 11:00

Avaliação Física: o setor abandonado…

Fitness Journal

Escrevo esse artigo como desabafo sobre um setor que considero esquecido e que tem uma relevância para o cliente e para a academia. O setor de avaliação físico é o metro quadrado mais rentável da academia, pois é um espaço relativamente pequeno que consome pouca energia, tem poucos equipamentos e somente um profissional de educação física.

Além disso, pode-se detectar e realizar a triagem de possíveis clientes com risco elevado de saúde (hipertensão arterial, cardiopatia, lesão na coluna, diabetes e outras patologias).

Antigamente, íamos nas academias e a primeira informação que se falava na recepção, após a matrícula era sobre a realização da avaliação física.

Desta forma, o cliente recém-chegado na academia, sedentário e com sobrepeso vai fazer a avaliação física e o que acha que ele vai encontrar em seus resultados? Provavelmente, um alto percentual de gordura, um peso elevado, uma circunferência abdominal alta. Ele pega os dados coletados pelo avaliador físico e leva ao professor de musculação para que faça uma análise e a partir daí possa fazer uma prescrição condizente com o que encontrou na avaliação. Mas, o que o profissional faz. Detona novamente a pessoa que está ingressando a prática de exercícios físicos.

Será que depois de receber todos esses resultados. O cliente retorna? Acredito que existe um ponto equivocado na forma com que se realiza a avaliação física nas academias. E isso, faz com que a reavaliação do cliente seja um fardo, pois ele será beliscado e observado por um desconhecido que malmente teve contato o pior é se o mesmo foi desagradável na primeira avaliação.

Eu trabalhei longos anos no setor de avaliação física e sempre me preocupei em fazer todos os protocolos da maneira correta, contudo o mais importante para mim na avaliação física sempre foi a anamnese. Esse sim é um momento especial que devemos ouvir nosso cliente e perceber quais são as suas expectativas, metas, objetivos, anseios e incentivá-los que a prática do exercício físico deve ser contínua, ou seja, sem interrupções.

Na avaliação física, você tem a oportunidade de ouvir o seu cliente e acaba sabendo o que precisa melhorar até mesmo na gestão da academia. Quais são as suas principais falhas, pontos fracos e de melhoria é quase que uma análise SWOT (importante instrumento da administração moderna utilizado no planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno e externo da empresa).

Podemos na anamnese coletar informações importantes, tais como: o tempo que ele permanece e sua frequência semanal na academia, qual o horário em que treina, quem é o professor que o atende, qual a atenção que esse profissional tem com o cliente, como está a intensidade do treino, se faz aulas coletivas e tudo isso com certeza poderia repercutir no desempenho de sua equipe de professores, recepcionista e até mesmo na limpeza da academia.

Claro que o avaliador tem que ter características peculiares para realizar uma entrevista leve sem se tornar pernóstico e sem fugir do escopo principal que é o bem-estar do cliente.

Acredito que se as academias investissem nesse setor seus clientes poderiam ser mais fiéis e teriam uma maior consciência de que aquele momento não é somente de análise de dados, mas de mudança de comportamento.

Reubem Dourado
O Prof. Reubem Dourado é um profissional dedicado e apaixonado pela Educação Física. Com vasta experiência em treinamento personalizado, tem como missão de vida o crescimento da qualidade técnica da profissão. Sempre buscou inovar e criou o GESA (Grupo de Estudos de Saúde Avançada) em 2014 que visa integrar profissionais de várias áreas da saúde, além disso coordenou projetos importantes como o programa de qualidade de vida em várias empresas(Bompreço, Infraero, T.R.E, Bremen, Bravo, Fiori e LM Transportes). Apaixonado por cultura acredita que a boa informação e o conhecimento é fundamental para o crescimento de todas as pessoas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)