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Avaliação expõe diferenças entre ensino rural e urbano

Assessoria MEC - 29 de abril de 2004 - 15:36

Os resultados das avaliações feitas pelo Ministério da Educação sobre a qualidade do ensino evidenciam a diferença entre o desempenho escolar dos alunos das áreas rurais e urbanas. De acordo com os dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), 45,1% dos estudantes da 4ª série do ensino fundamental de escolas da zona rural estão em estágio muito crítico de leitura e não foram bem alfabetizados. Esse índice é de 19,8% na zona urbana.


O conjunto de dados sobre a situação da educação na zona rural será exposto amanhã, dia 30, às 9 horas, por técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), no 2º Seminário do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), no auditório da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.


De acordo com os números do Inep, 49% dos estudantes da 1ª à 4ª série do ensino fundamental na zona rural estão em atraso. Na área urbana, a taxa de distorção idade-série é de 23,5%. Das escolas da área rural, 83% são multisseriadas ou mistas e 40% têm apenas uma sala de aula.


Os Ministérios da Educação e do Desenvolvimento Agrário pretendem firmar parceria para promover avaliações periódicas sobre o Pronera. Como a meta do Governo Federal é assentar 530 mil famílias até 2006, a política educacional para esses assentamentos pode servir de parâmetro para a educação no campo.


Repórter: João Luiz Mendes

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