Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

11/01/2005 15:21

Avaliação do ensino superior é considerada positiva

ACS - MEC

O primeiro ano de realização do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) foi considerado positivo pelo Ministério da Educação. O ministro Tarso Genro disse hoje, 11, em Brasília, que pretende construir uma cultura de avaliação no ensino superior. “Essa filosofia da avaliação vai estar imbricada (ligada) ao novo conceito de universidade que pretendemos estabelecer com a reforma universitária”, declarou.

Durante a primeira reunião extraordinária da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), foram apresentados os balanços do Sinaes e do Enade, implantados em 2004 pelo MEC. De acordo com o presidente da Conaes, Hélgio Trindade, houve uma adesão positiva dos alunos e das instituições no novo processo de avaliação do ensino superior.

“No processo de auto-avaliação, mais de 90% das instituições vinculadas ao sistema federal e quase 70% das estaduais aderiram”, informou Trindade. Ele ressaltou que a participação das estaduais foi considerável, já que a adesão dessas instituições é voluntária nos processos de avaliação do MEC.

Enade – Apenas 9% dos estudantes deixaram de fazer o Enade 2004. “Os resultados mostram que o Enade deu certo. O conteúdo do exame foi valorizado pelos estudantes e por quem tinha resistência à nova experiência”, disse Trindade. A idéia, segundo ele, é aproveitar a avaliação da primeira edição do Enade para aperfeiçoar a prova deste ano.

O exame será aplicado no dia 19 de junho para os alunos do primeiro e do último ano das áreas de arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química. Além da prova, será aplicado um questionário-pesquisa para levantar o perfil e a opinião dos estudantes. Os resultados finais do Enade de 2004 serão divulgados em março.

Função – Criada em 16 de junho do ano passado, a Conaes é responsável pela supervisão e coordenação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. É composta por 13 membros, que representam o MEC, os professores, alunos e técnicos administrativos, além de pessoas de notórios conhecimentos científicos.

Repórter: Flavia Nery

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)