Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Auxílio-doença será calculado pelas regras antigas

AgPrev - 19 de abril de 2005 - 13:06

O ministro da Previdência Social, Romero Jucá, reuniu-se hoje com os presidentes da CUT, Luiz Marinho, e da CGT, Paulo Pereira da Silva, e disse que o governo voltará atrás num dos principais pontos da MP 242: o cálculo do auxílio-doença será feito com base na média dos 80% maiores salários de contribuição, como era antes, e não mais com base na média das últimas 36 contribuições, com o valor do benefício não podendo exceder ao valor do último salário do trabalhador, como estava proposto. A reunião, na sede da CUT, em São Paulo, terminou há pouco.

Jucá disse que existe a disponibilidade, por parte do governo, de modificar outros pontos da MP, e acrescentou: “A preocupação do presidente Lula é de que as decisões do governo estejam em sintonia com os interesses dos trabalhadores. Não é intenção do governo cometer injustiça ou cortar direitos”.

Marinho disse a Jucá que aos trabalhadores “interessa resolver o problema”. E completou: “Queremos saber quando e onde?”. O ministro respondeu acertando uma reunião de trabalho com eles, na semana que vem, desta vez com a presença do líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), e do relator da MP, cujo nome deve ser definido brevemente.

Paulinho reforçou: “A nossa preocupação é com as garantias do trabalhador”. E ouviu de Jucá que a única intenção do governo é regular o auxílio-doença: “Hoje isso é um problema para o País, visto que pagamos um total de benefícios como se vivêssemos uma epidemia”.

Também estiveram na reunião representantes de entidades de aposentados e pensionistas. (João Alberto Ferreira)

SIGA-NOS NO Google News