Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

16/04/2007 19:16

Auxiliar não pode ser titular de serviços Notariais e RP

STJ

Auxiliar de cartório não pode participar de concurso público para admissão como titular de serviços notariais e de registro. A inscrição é restrita a bacharel em Direito ou não bacharel que comprove 10 anos de exercício em serviço notarial ou de registro como titular, substituto ou escrevente juramentado. A decisão, unânime, é da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ao julgar mandado de segurança contra acórdão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ).

No caso em questão, o auxiliar de cartório Gustavo Brandão Coelho Vieira teve sua inscrição no concurso público indeferida pelo desembargador presidente da Comissão examinadora da seleção para ingresso nos serviços notariais e de registro do TJ mineiro. No mandado de segurança, ele argumentou que, pelo princípio da hierarquia, o artigo 15, parágrafo 2°, da lei federal nº 8.935/94 (Lei dos Cartórios) deve prevalecer sobre a lei estadual que dispõe sobre os concursos de ingresso e de remoção em tais serviços.

Diferentemente da lei estadual nº 12.919/98, o artigo15 da lei federal permite a participação de não bacharéis em Direito que comprovem 10 anos de exercício em serviço notarial ou de registro, sem citar explicitamente os requisitos como titular, substituto ou escrevente juramentado. Assim, a defesa sustentou que Gustavo Brandão, na condição de auxiliar de cartório por mais de 10 anos, estava apto a participar do certame.

Segundo a relatora, da interpretação dos dispositivos legais contidos no artigo 20 da lei federal depreende-se que os auxiliares de cartório não estão legalmente autorizados a exercer serviço notarial ou de registro. A ministra Eliana Calmon também inseriu em seu voto trechos do trabalho sobre a História dos Cartórios no Brasil, no qual o tabelião Sérgio Busso informa que os auxiliares têm atividades restritas, não podendo praticar qualquer ato notarial ou de registro, nem mesmo com autorização do titular, pois, para que isso aconteça, é necessário estar investido no cargo de escrevente.

Concluindo seu voto, a relatora sustentou que somente os escreventes – substitutos ou juramentados – podem exercer, dentro dos limites legais, atividades inerentes ao serviço notarial ou de registro, portanto, tendo exercido a função por mais de 10 anos, embora não sendo bacharéis em Direito, estão aptos a participar de concursos para provimento de vagas nos Serviços Notariais e de Registro Públicos.

“Assim sendo, independentemente da lei estadual que apenas explicitou o que já estava previsto na lei federal, a conclusão a que se chega é a de que não poderia o recorrente, por não ser bacharel em Direito, ser incluído na exceção à regra geral, no sentido de concorrer a uma vaga de titular, pelo fato de ser mero auxiliar, sem função de substituição de notário ou de oficial de registro”. Com esse entendimento, a Turma rejeitou o recurso e manteve a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.


Autor(a):Maurício Cardoso

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
Sábado, 19 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Sexta, 18 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)