Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Autorizada convocação de policiais civis para Acadepol

Denis Matos, Campo Grande News - 29 de agosto de 2010 - 16:34

A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) deve convocar, em até dez dias, 123 remanescentes do concurso para investigadores e escrivães da Polícia Civil. O concurso foi realizado em 2008 e formou 291 policiais no ano passado.

Serão chamados 80 candidatos ao cargo de investigador e 25 para os escrivães. Ainda haverá 10 vagas para peritos criminais e 8 para papiloscopistas. O número de convocados para essas duas categorias pode ser maior, dependendo de análise a ser feita esta semana.

As informações são do secretário de justiça, Wantuir Jacini. De acordo com ele, os candidatos serão convocados a fazer a matrícula para o curso na Acadepol (Academia de Polícia Civil) em torno de dez a quinze dias, dependendo do trâmite burocrático.

O curso dura em torno de seis meses e após o término os alunos serão nomeados para os quadros da Sejusp. As vagas são para a Capital e o interior, de acordo com o secretário.

Cargos e Carreiras – O investigador de Polícia é o agente da autoridade que pratica os atos externos de polícia repressiva e ostensiva especializada. É uma carreira privativa da Polícia Judiciária. Por ter a atribuição de realizar atos investigatórios próprios da Polícia Judiciária, o Investigador é o policial que, efetivamente, acaba tendo o maior contato com as infrações criminais antes, durante e após suas realizações.

Escrivão de polícia é o principal agente da autoridade responsável por dar cumprimento às formalidades processuais de Polícia Judiciária, lavrando autos, termos, mandatos, portarias, ordens de serviço e demais atos do seu ofício.
Ele responde por toda a documentação relativa aos processos policiais, como os inquéritos. É dele a tarefa de organizar e manter o acervo de documentos.

Perito Criminal é o policial a serviço da justiça, especializado em encontrar ou proporcionar a chamada prova técnica ou prova pericial, mediante a análise científica de vestígios produzidos e deixados na prática de delitos. As atividades periciais são classificadas como de grande complexidade, em razão da responsabilidade e formação especializada revestidas no cargo. No Estado, o perito deve ter graduação em diversas áreas do conhecimento.

Papiloscopista é o policial especializado em trabalhar com a identificação humana, geralmente através das papilas dérmicas. Usualmente, essa identificação é feita através das papilas dérmicas dos dedos da mão (identificação dactiloscópica) ou dos dedos dos pés (podoscopia). O processo de identificação mais utilizado pela Polícia Judiciária, com base científica até hoje não posta em dúvida, é o da identificação dactiloscópica

SIGA-NOS NO Google News