Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

29/08/2010 16:34

Autorizada convocação de policiais civis para Acadepol

Denis Matos, Campo Grande News

A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) deve convocar, em até dez dias, 123 remanescentes do concurso para investigadores e escrivães da Polícia Civil. O concurso foi realizado em 2008 e formou 291 policiais no ano passado.

Serão chamados 80 candidatos ao cargo de investigador e 25 para os escrivães. Ainda haverá 10 vagas para peritos criminais e 8 para papiloscopistas. O número de convocados para essas duas categorias pode ser maior, dependendo de análise a ser feita esta semana.

As informações são do secretário de justiça, Wantuir Jacini. De acordo com ele, os candidatos serão convocados a fazer a matrícula para o curso na Acadepol (Academia de Polícia Civil) em torno de dez a quinze dias, dependendo do trâmite burocrático.

O curso dura em torno de seis meses e após o término os alunos serão nomeados para os quadros da Sejusp. As vagas são para a Capital e o interior, de acordo com o secretário.

Cargos e Carreiras – O investigador de Polícia é o agente da autoridade que pratica os atos externos de polícia repressiva e ostensiva especializada. É uma carreira privativa da Polícia Judiciária. Por ter a atribuição de realizar atos investigatórios próprios da Polícia Judiciária, o Investigador é o policial que, efetivamente, acaba tendo o maior contato com as infrações criminais antes, durante e após suas realizações.

Escrivão de polícia é o principal agente da autoridade responsável por dar cumprimento às formalidades processuais de Polícia Judiciária, lavrando autos, termos, mandatos, portarias, ordens de serviço e demais atos do seu ofício.
Ele responde por toda a documentação relativa aos processos policiais, como os inquéritos. É dele a tarefa de organizar e manter o acervo de documentos.

Perito Criminal é o policial a serviço da justiça, especializado em encontrar ou proporcionar a chamada prova técnica ou prova pericial, mediante a análise científica de vestígios produzidos e deixados na prática de delitos. As atividades periciais são classificadas como de grande complexidade, em razão da responsabilidade e formação especializada revestidas no cargo. No Estado, o perito deve ter graduação em diversas áreas do conhecimento.

Papiloscopista é o policial especializado em trabalhar com a identificação humana, geralmente através das papilas dérmicas. Usualmente, essa identificação é feita através das papilas dérmicas dos dedos da mão (identificação dactiloscópica) ou dos dedos dos pés (podoscopia). O processo de identificação mais utilizado pela Polícia Judiciária, com base científica até hoje não posta em dúvida, é o da identificação dactiloscópica

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)