Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Autoridades prestigiam estrega de títulos na Assembléia

Maria Helena Brancher / ANL - 26 de agosto de 2005 - 08:46

A Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul homenageou, na noite desta quinta-feira (25), em Sessão Solene Especial no plenário Júlio Maia, sete personalidades que atuam no estado, pelos relevantes serviços prestados à Mato Grosso do Sul.As proposições foram feitas pelos deputados estaduais Luizinho Tenório (PL) e Dr. Loester (PDT).

Muitas autoridades prestigiaram o evento, entre elas o Desembargador João Maria Lós, vice-presidente do Tribunal de Justiça, neste ato representando o presidente desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte; doutor Nicanor de Araújo Lima, do Tribuna Regional do Trabalho; doutor José Anselmo dos Santos, presidente do Tribunal de Contas; o deputado federal Murilo Zauith, um dos homenageados e os deputados estaduais Zé Teixeira, Valdenir Machado, além dos dois proponentes da sessão.

O deputado Luizinho Tenório (PL), autor de seis das sete proposições, fêz a saudação inicial destacando os valores dos homenageados: Ildeu de Souza Campos, Jackson Aquino de Araújo, Maria Isabel de Matos Rocha e Augusto Dorival Fázio (títulos de cidadão) e Alcides Silva e Manoel Afonso. Enquanto o deputado Dr. Loester saudou seu indicado, deputado federal Murilo Zauith.

Ildeu de Souza Campos

O Desembargador Ildeu de Souza Campos, mineiro de Itamarandiba, ingressou na magistratura sul-mato-grossense em 1979, fixando residência em Cassilândia. Promovido para a Comarca de Nova Andradina, onde foi diretor do Fórum e Juiz Eleitoral. Em seguida foi promovido para Campo Grande, tornando-se o primeiro Juiz de Menores da Comarca da Capital.

Souza Campos já recebeu os títulos de cidadão Honorário dos municípios de Nova Andradina e Campo Grande e hoje, é Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, destacando-se por seu acendrado espírito público e consagrado conhecimento jurídico.

Segundo o deputado Luizinho Tenório, "Ildeu de Souza Campos,recebe o título de cidadão sul-mato-grossense como galardão aos relevantes serviços prestados à Magistratura e à sociedade".

Jackson Aquino de Araújo

O doutor Jackson Aquino Araújo,outro homenageado da noite, é natural de Barreiras, estado da Bahia e formou-se pela Universidade de Goiás, em 1979, iniciando sua carreira no Judiciário sul-mato-grossense em 1989, como Juiz Substituto em Campo Grande.

Foi promovido para a Comarca de Angélica e posteriormente removido a pedido para Comarca de Aparecida do Taboado. Mais tarde foi promovido por merecimento para a Comarca de Cassilândia e novamente promovido por merecimento para Campo Grande.

Foi membro do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais de Campo Grande, presidente do Conselho de Justiça itinerante e comunitária do Tribunal de Justiça de MS. O deputado Luizinho Tenório afirmou que, "nosso homenageado, em todos os relevantes serviços prestados à comunidade com seriedade, zelo, honradez e simpatia, deixou a marca de seu empenho permanente pela agilidade na administração da justiça".

Maria Isabel de Matos Rocha

A doutora Maria Isabel de Matos Rocha nasceu em Portugal, formando-se em Direito pela Universidade de Coimbra. Ingressou na Magistratura sul-mato-grossense em 1985, atuando como Juíza Civil, Criminal, do Júri, da Justiça Eleitoral e da Infância e da Juventude.

Atuou com exação e competência nas Comarcas de Eldorado, Caaraopó, Camapuá, Cassilândia e Campo Grande.Segundo argumentou o deputado proponente Luizinho Tenório, "nossa homenageada se destacou na Magistratura, pela sensibilidade e carinho que dedicou à proteção da criança e da família sul-mato-grossense".

Augusto Dorival Fazio

Impossibilitado de receber pessoalmente a homenagem que lhe foi prestada pela Assembléia Legislativa, com a comenda de Cidadão Sul-mato-grossense, Augusto Dorival Fazio foi representado, na solenidade, pelo seu filho Luiz Augusto Fazio.

O professor Augusto Dorival Fazio nasceu em Tabapuá, Estado de São Paulo. Graduou-se em Contabilidade, História e Pedagogia. Dotado de excepcional capacidade gerencial, organização e interação com a comunidade tornou-se extremamente benquisto pela comunidade intelectual de Cassilândia e Região.

É presidente da Associação sul-mato-grossense de Educação e Cultura, entidade mantenedora das Faculdades Integradas de Cassilândia (FIC) e da Sociedade Educacional do Vale do Aporé (SEVAL). O deputado Luizinho Tenório na apresentação do homenageado disse que, "graças aos seus esforços a FIC, fundada em 1988 com apenas dois cursos, agregou mais sete cursos superiores e construiu um Campus Universitário equipado com Laboratórios de Informática, Bioquímica, Microscopia e Anatomia. além de Biblioteca. Em sua gestão foram implantados: um Centro de Pós-Graduação r o Instituto Educacional de Cassilândia".

Alcides Silva

O doutor Alcides Silva, homenageado com a Comenda do Mérito Legislativo, nasceu em Bauru (SP). Graduou-se em Língua Portuguesa pela Faculdade "Sagrado Coração de Bauru". Licenciou-se em português e inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Tereza Martim", em São Paulo. É também, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Bauru-SP.

No jornalismo foi colunista literário do Diário de Bauru, Jornal do Dia de São Paulo e dos jornais Correio e Novo Tempo de Chapadão do Sul. Também escreve para os sites "Jovem Sul News e Cassilândia News.

Segundo o deputado Luizinho,"Advogado brilhante é Procurador Jurídico da Prefeitura de Cassilândia e presta serviços de Assessoria Jusrídica a várias prefeituras do interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul. É reconhecido como Mestre na área da Advocacia Criminal, Direito Administrativo e Constitucional".

Manoel Afonso

Advogado e jornalista, Manoel Afonso nasceu em General Salgado (SP). Formou-se em Dirieto, profissão que exerceu em Cassilândia e Região concomitantemente com o jornalismo, sua grande paixão. "Destacou-se no campo do Direito Penal e no Tribunal do Juri, onde sempre teve brilhante desempenho", segundo informou o deputado Luizinho Tenório.

No jornalismo seu trabalho obteve enorme repercussão perante a opinião pública. Escrevendo para os jornais: A Notícia, Correio Araraquarense, Folha de Rio Preto e atuando nas rádios Independência e Difusora, sua coluna alcançou grande sucesso.

Radicado em Mato Grosso do Sul apoiou vigorosamente todas as iniciativas comunitárias em Cassilândia, tendo sido fundador do Tênis Clube, da Associação Comercial e Industrial e do Sindicato Rural locais. Foi fundador do Rotary Club de Cassilândia e participou, também, da criação da FAMASUL e da Subseção local da OAB/MS. Atualmente atua como comentarista da TV Record e sua coluna é reproduzida em diferentes jornais do Estado.

O deputado Luizinho também prestou uma homenagem ao deputado federal Maurício Zauith, que na oportunidade também recebeu o título de cidadão honorário de Mato Grosso do Sul, por propositura do deputado doutor Loester (PDT)."Maurício Zauth é homem público da melhor estirpe da nova geração política do Estado e representa uma geração de líderes que buscam identidade com as mais caras aspirações do nosso povo".

SIGA-NOS NO Google News