Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

05/03/2012 07:40

Autoridades do Peru anunciam prisão de líder do Sendero Luminoso

Renata Giraldi*, Agência Brasil

Brasília – A Polícia Nacional do Peru anunciou ontem (4) à noite a prisão de Walter Díaz Veja, conhecido como Camarada Freddy, apontado como um dos líderes da guerrilha Sendero Luminoso. O grupo guerrilheiro é um dos mais ativos da América do Sul e marca presença no território peruano há quase meio século.

A prisão de Camarada Freddy ocorre um mês após a captura de Florindo Flores, cujo codinone é Camarada Artêmio, líder do grupo. Camarada Freddy foi preso na região de Huánuco, com armas e equipamentos de rádio.

O grupo Sendero Luminoso é uma organização considerada terrorista pelas autoridades peruanas, criada na década de 1960. A guerrilha foi quase considerada extinta no fim da década de 1990, mas reapareceu na primeira década deste século. É um dos maiores grupos armados da América do Sul, ao lado das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

O porta-voz da base governista no Congresso do Peru, deputado Fredy Otárola, disse que o presidente peruano, Ollanta Humala, não vai desistir de capturar os integratnes do Sendero Luminoso.

\"A Polícia Nacional, com o apoio das Forças Armadas, continua a lutar incansavelmente contra a subversão e o tráfico de drogas. A captura [de Camarada Freddy] confirma a decisão do governo de acabar com o terrorismo\", disse Otárola, lembrando que as autoridades apuraram que Camarada Freddy atuava na região de Huallaga.

*Com informações da BBC Brasil e da agência pública de notícias do Peru, Andina//Edição: Graça Adjuto

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)