Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 17 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Autor de massacre na Noruega é diagnosticado como esquizofrênico paranóico

Renata Giraldi, Agência Brasil - 29 de novembro de 2011 - 14:50

Brasília – A Procuradoria-Geral da Noruega concluiu hoje (29) que o autor dos ataques de 22 de julho, Anders Behring Breivik, de 32 anos, estava em crise psicótica no dia em que cometeu os crimes. A conclusão se baseou em análises feitas por psiquiatras. Em dois ataques praticamente simultâneos, Breivik matou 77 pessoas. Segundo o diagnóstico, Breivik desenvolveu uma esquizofrenia do tipo paranóica.

O procurador Svein Holden disse que Breivik é uma pessoa que vive em um mundo isolado e com ilusões, cercado por pensamentos próprios. De acordo com ele, Breivik tem “ilusões de grandeza” que o levam a acreditar ter o direito de escolher “quem pode viver e quem pode morrer”.

De acordo com o procurador, Anders Behring Breivik alegou ter praticado os crimes “por amor ao povo [norueguês]”. No dia 22 de julho, ele fez explodir uma bomba perto da sede do governo norueguês. Depois, usando um disfarce, disparou tiros durante uma hora e meia contra jovens que participavam de um encontro político na Ilha de Utoeya, a 40 quilômetros a noroeste da capital norueguesa, Oslo.

Porém, a decisão final sobre o futuro de Breivik será dada pelo Tribunal Penal. “Se a conclusão final for que Breivik não pode ser responsabilizado penalmente, pediremos ao tribunal que ele receba tratamento mental obrigatório”, disse a a procuradora Inga Bejer Engh. “[Um tratamento] para o resto da vida”. O julgamento de Breivik deve começar apenas em abril de 2012, caso o acusado seja considerado imputável pelos peritos em psiquiatria.

*Com informações da Lusa, agência pública de notícias de Portugal

Edição: Vinicius Doria

SIGA-NOS NO Google News