Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Autônomos são segurados da Previdência Social

AgPrev - 11 de janeiro de 2005 - 15:12

Sem registro na carteira de trabalho, mas com alguma atividade remunerada. Toda pessoa nessa situação deve contribuir para a Previdência Social e garantir acesso aos benefícios oferecidos pelo INSS. Mesmo que tenha tido carteira assinada um dia, mas perdeu essa condição, deve manter-se inscrito no INSS como segurado, para ter direito ao seguro da Previdência Social.

A inscrição no INSS é chamada de contribuição individual, e paga-se um percentual de 20% sobre o salário mínimo, ou o mesmo percentual sobre a remuneração mensal. A contribuição servirá de base para o cálculo dos benefícios, tais como aposentadorias, auxílios, pensão por morte ou por invalidez.

O INSS tem, no estado do Ceará, 43 agências da Previdência Social, localizadas em cidades de grande abrangência, e três unidades móveis, que circulam pelas localidades onde não existem agências fixas. Esse é o PREVMóvel – uma agência do INSS sobre rodas.

O contribuinte autônomo, ou individual, deve ir a uma dessas agências e fazer a sua inscrição com segurado do INSS. Pode também fazer a inscrição pela Internet: www.previdencia.gov.br.

SIGA-NOS NO Google News