Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Autonomia do BC entra na pauta do Senado

Dourados News - 08 de março de 2005 - 16:06

Com a divisão da bancada do PT em relação à proposta de autonomia do Banco Central o governo patrocinou a idéia de o Senado promover um ciclo de debates sobre o assunto. A decisão de colocar o tema em discussão na Casa foi tomada num jantar do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, com a bancada do PMDB.

Hoje, a CAE (Comissão de Assuntos Econômicos do Senado), presidida pelo peemedebista Luiz Otavio (PA), aprovou um requerimento para iniciar, em data ainda indefinida, as audiências públicas sobre a autonomia do BC.

Serão convidados para as reuniões o deputado Delfim Netto (PP-SP), os economistas Afonso Celso Pastore, Carlos Langoni, Claúdio Haddad, Edmar Bacha, Luciano Coutinho, Luiz Gonzaga Belluzzo e Sergio Werlang.

Presidentes de bancos centrais de outros países também serão chamados a discutir a autonomia da autoridade monetária. Na lista aprovada hoje estão os presidentes do Banco Central da Espanha, Jaime Caruana; do México, Guilhermo Ortiz; da Inglaterra, Mervin King; e do Chile, Vitório Corbo.

O líder do PMDB no Senado, Ney Suassuna (PB), reafirmou que o governo não enviará um projeto de autonomia do BC. Ontem, o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), disse que o governo também não assumiria nenhum compromisso com qualquer proposta que esteja em tramitação no Congresso.

Entre as questões que devem ser discutidas, por exemplo, está a definição de mandatos fixos para os presidentes e diretores do Banco Central e a possibilidade desses períodos não coincidirem com os mandatos dos presidentes da República.

SIGA-NOS NO Google News