Cassilândia, Quinta-feira, 21 de Março de 2019

Últimas Notícias

23/02/2019 10:20

Autocontrole de inspeção sanitária manterá qualidade de produtos, diz ministra

Correio do Estado

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina (DEM-MS), voltou a defender a medida provisória que modifica a inspeção sanitária de origem vegetal e animal. Cumprindo agenda em Campo Grande nesta sexta-feira (22), a ministra disse que o “autocontrole” é que manterá produtos de qualidade no mercado.

“Precisamos começar a ter responsabilidade própria. O governo não deve ter responsabilidade sobre todos os componentes da cadeia produtiva, não tem perna para isso, é impensável”, diz Tereza, reconhecendo que o governo federal não conseguirá fiscalizar todo o processo até chegar ao consumidor.

Ela considera que as grandes empresas têm condições de manter o controle dos produtos e disse ainda que o Brasil é cobrado no exterior por falta de providências.

“Se quer ter preocupação com a qualidade, se manter no mercado, deve ter esse cuidado. As pessoas acreditam na qualidade daquele produto”, disse a ministra. Tereza também afirmou que as pequenas empresas também terão que se adaptar. “Se quiser ter marca e ficar no mercado vai ter que seguir essas providencias”, completou.

Segundo ela, caberá ao Estado fiscalizar apenas os processos finais, como inspeção sanitária, com auditorias, mas sem visitas e inspeções diárias às indústrias e produtores.

Essa fiscalização mais “frouxa” preocupa o Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor). “A preocupação é com o consumidor. Entendo que o autocontrole das empresas é um avanço, mas ficaremos atentos como este produto vai chegar à gôndola. No caso de origem nacional até a data de validade é mais curta”, explicou.

A ministra informou que o texto final está sendo preparado para um comitê formado por técnicos e dirigentes. Se modificar a legislação, precisará passar pelo Congresso Nacional.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 20 de Março de 2019
13:00
Cassilândia
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Terça, 19 de Março de 2019
09:00
Santo do dia
Segunda, 18 de Março de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)