Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

13/08/2004 08:30

Auto-avaliação das faculdades começa em setembro

Instituições de ensino superior públicas e particulares, centros universitários, faculdades integradas e centros tecnológicos começam no dia 1o de setembro deste ano a se auto-avaliarem. Orientações nesse sentido estão nos documentos Diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) para a Avaliação Interna das Instituições de Educação Superior; e Roteiro para a Avaliação Interna, que estarão na página do MEC www.mec.gov.br na internet a partir do dia 26 de agosto.
Os dois documentos foram examinados ontem, 11, durante a terceira reunião ordinária da Conaes, realizada em Brasília. A avaliação institucional das universidades será feita pelas Comissões Próprias de Avaliação (CPAs). Cada instituição de ensino superior está compondo a sua CPA. Hoje existem 2.099 instituições públicas e privadas do ensino superior credenciadas no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Até agora já se cadastraram no Inep um total de 1.626 CPAs, sendo 1.480 do sistema de ensino superior federal e 146 do sistema estadual.
Seminários - Além de examinar os documentos que subsidiarão as instituições de ensino superior para se auto-avaliarem, a Conaes estabeleceu o cronograma de quatro seminários para apresentar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e mostrar como deverá ser feita a avaliação institucional. Os seminários - que capacitarão os coordenadores das CPAs - serão realizados em setembro e outubro, em Brasília, São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e Belo Horizonte (MG) e contarão com a presença de especialistas em avaliação e de dirigentes do MEC e da Conaes.
A Conaes também avaliou o cadastramento das CPAs no Inep; as diretrizes acadêmicas para o recrutamento e capacitação do novo corpo de avaliadores externos para o cadastro do Inep; e as etapas preparatórias do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que será realizado no dia 7 de novembro em todo o País.
Avaliação integrada - O ex-reitor e professor de ciências políticas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e presidente da Conaes, Hélgio Trindade, destaca que o Sinaes criou uma concepção integrada de avaliação, substituindo a forma anterior, o Provão. "Agora é um sistema mais complexo em que se avalia os alunos e os cursos, envolvendo professores, técnicos da administração e a instituição na sua totalidade." A relação entre a missão da instituição e seu plano de desenvolvimento também é avaliada. "O processo examina se a instituição está cumprindo com qualidade seu plano e missão. Mas há diferentes missões e perfis. Não há um modelo único imposto para avaliar as instituições de ensino superior", explicou. (Susan Faria)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)