Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aumentar o número de refeições pode reduzir o colasterol

Agência Notisa - 20 de abril de 2005 - 09:23

Estudo realizado com 49 mulheres com alto índice de colesterol e com excesso de peso mostra que maior número de refeições por dia pode contribuir para a redução do colesterol total e também do LDL-C sérico.


Atualmente, com o ritmo acelerado das grandes cidades, as pessoas adquiriram o hábito de reservar pouco tempo para as refeições. Segundo artigo publicado na Revista de Nutrição de outubro/dezembro de 2004, essa rotina – além de promover a hipertrofia do estômago e do intestino delgado – está diretamente ligada às altas taxas de colesterol que muitas pessoas vêm apresentando.

Selecionadas na Policlínica Piquet Carneiro, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 49 mulheres na faixa etária entre 30 a 50 anos que apresentavam excesso de peso – as quais concordaram em participar do estudo realizado pelas pesquisadoras Maria Conceição de Oliveira e Rosely Sichieri – foram orientadas a introduzirem, nos intervalos das refeições, frutas ou biscoitos de aveia. Feito um acompanhamento durante 14 semanas e avaliados os resultados dessa mudança nos hábitos alimentares, as cientistas constataram que o aumento no número de refeições diárias foi responsável por uma redução no índice de colesterol total e no LDL-C sérico.

Os resultados aferidos independem da idade, peso ou tipo de alimento, no caso os biscoitos e as frutas. De acordo com as autoras, “o número de seis refeições diárias poderia ser uma medida de prevenção e controle da hipercolesterolemia” (excesso de colesterol no sangue).

Do total de mulheres que participaram da pesquisa, apenas 34 completaram as 14 semanas e dessas somente 28,6% acrescentaram três ou mais refeições em suas dietas. Apenas esse grupo apresentou efetivamente uma redução nas taxas de colesterol que pode ser considerada estatisticamente significante. Maria e Rosely também constataram, nessas mulheres, um aumento dos triglicerídeos (gordura produzida e armazenada pelo organismo a partir do excesso de calorias), e explicam, no texto, que isto foi devido à dieta adotada por elas ser rica em frutas.

Então, investigando a relação entre colesterol e padrão alimentar no que diz respeito à quantidade de refeições diárias – já que os dados da pesquisa foram ajustados de forma a fazer com que a categoria do alimento não afetasse os resultados – o estudo verificou que mesmo um aumento pequeno pode contribuir para a redução dos índices de colesterol sérico. As autoras otimistas ainda completam dizendo que “novos ensaios de longa duração provavelmente confirmarão a hipótese proposta”.



Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

SIGA-NOS NO Google News