Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aumenta para 28 os focos de febre aftosa no MS

Agrolink - 29 de novembro de 2005 - 04:18

O Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura informou nesta segunda-feira (28) que subiu para 28 o número de focos de febre aftosa no Mato Grosso do Sul. Entretanto, a doença mantém-se limitada à área de segurança estabelecida no Estado. Estão interditados os municípios de Eldorado, Japorã, Mundo Novo, Iguatemi e Itaquiraí.

Os três novos focos foram detectados em Mundo Novo, dos quais dois são pequenas propriedades de subsistência, vizinhas entre si - Chácara São Benedito (28 bovinos – 5 doentes) e Chácara Monte Castelo (10 bovinos – 1 doente). O terceiro foco foi confirmado na Fazenda NS, de exploração de gado, com 333 bovinos.

Desde o primeiro caso em Eldorado, os focos em Mato Grosso do Sul envolvem 16.062 bovinos. Até o momento, foram sacrificados 14.443 bovinos, 184 suínos e 158 pequenos ruminantes. Nas últimas semanas, a média diária de sacrifício foi de 600 animais. Além de Eldorado, a doença foi identificada em propriedades nos municípios de Japorã e Mundo Novo.

Com relação ao Paraná, o DSA informa que os casos sob investigação estão limitados a nove propriedades rurais e não foram observadas novas suspeitas da doença. “Até a presente dada, não foi possível o isolamento do agente viral a partir das amostras encaminhadas ao Laboratório Nacional de Apoio Agropecuário (Lanagro), localizado em Belém (PA)”, informou o DSA.

Os trabalhos de investigação continuam no Paraná, afirma o Departamento de Saúde Animal, incluído coleta de novas amostras de líquido esofágico-faríngeo e de amostra de soro sanguíneo.

Além de Amaporã, Loanda, Maringá e Grandes Rios, estão sendo investigadas propriedades localizadas nos municípios de Bela Vista do Paraíso e de São Sebastião da Amoeira. Apesar de não apresentarem animais com sinais clínicos, estas propriedades receberam bovinos oriundos de propriedade limítrofe a focos de febre aftosa em Eldorado (MS).


Assessoria de Imprensa

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

SIGA-NOS NO Google News