Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aumenta o percentual de presos trabalhando em MS

Marta Ferreira/Campo Grande News - 24 de agosto de 2004 - 11:00

David Majella

Luiz Carlos Telles visitou esta manhã o Campo Grande News.
Em pouco mais de três meses, o percentual de presos de Mato Grosso do Sul cresceu de 40% para 61%. O dado foi divulgado esta manhã pelo diretor-presidente da Agepen (Agência de Administração do Sistema Penitenciário), Luiz Carlos Telles. Conforme o dado apresentado por ele, em entrevista ao Campo Grande News, das 6 mil pessoas que cumprem pena em Mato Grosso do Sul, mais de 4 mil estão trabalhando. Esses detentos recebem por mês três quartos do salário mínimo, o equivalente a R$ 195,00. Além disso, a cada três dias trabalhados, descontam um dia na pena a cumprir. É a melhor forma de “ressocializar” o preso, afirma Telles.
O diretor da Agepen anunciou que nos próximos dias será fechado um acordo com uma confecção para ampliar o número de presos trabalhadores em Campo Grande. A previsão é que sejam instaladas máquinas no presídio feminino da capital e no presídio de Segurança Máxima. Em cada local, conforme Telles, a previsão é que 40 internos sejam ocupados com o trabalho.
O diretor da Agepen anunciou a meta de que os próprios presos confeccionem os seus uniformes. Hoje, só os 270 detentos do presídio de Trânsito, em Campo Grande, estão uniformizados.
Telles afirma que garantir ocupação à maior parte dos detentos é a principal meta da Agepen. Segundo ele, com os presos trabalhando, diminui o índice de violência nos presídios e a sociedade também ganha, porque a ocupação funciona como uma espécie de “remédio” ressocializador. As empresas parceiras, avaliou, só têm vantagens: conseguem uma mão de obra mais em conta, obtêm descontos em tributos e não pagam encargos sociais.


SIGA-NOS NO Google News