Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aumenta o consumo entre as pessoas de menor renda

Nielmar de Oliveira / ABr - 18 de março de 2005 - 14:32

O consumo no mês de fevereiro na Região Metropolitana do Rio de Janeiro superou os níveis de dezembro do ano passado e de janeiro deste ano, tendo aumentado de forma "mais expressiva", principalmente entre as pessoas de menor renda. O grupo demonstra também mais disposição para comprar no futuro.

Essas são as principais conclusões da pesquisa Consumo de Bens Duráveis, coordenada pelo Instituto Fecomércio-RJ e divulgada nesta sexta-feira. Segundo o levantamento, o crescimento do consumo "de forma mais consistente e com maior intensidade na faixa de renda mais baixa revela aumento da renda e do poder de compra desses consumidores".

O levantamento mostra que, de um total de 3.149 entrevistados em fevereiro, 46,58% compraram produtos duráveis (eletrodomésticos, móveis etc) – percentual que não era significativo desde janeiro de 2003 (46,69%). O resultado também supera os 44,74% relativos a dezembro do ano passado, mês considerado o melhor para o comércio, e o de janeiro deste ano, quando o percentual ficou em 45,53%.

Segundo a Fecomércio, o acompanhamento da pesquisa mostra que o consumo vem crescendo desde meados de 2004 e se mantém mais alto na faixa com renda acima de oito salários mínimos.
Quando considerada a faixa de renda, a pesquisa constata um aumento do consumo de forma mais intensa entre aqueles que ganham até oito salários mínimos. Nessa faixa, 43,28% compraram bens em fevereiro, contra 34,46% do mesmo período do ano passado e 40,26% de janeiro deste ano.

SIGA-NOS NO Google News