Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aumenta número de brasileiros que se dizem pretos

Luciana Vasconcelos/ABr - 17 de setembro de 2007 - 06:32

Brasília - O número de pessoas que se dizem pretas no país aumentou, mas diminuiu o dos brasileiros que se declaram pardos. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2006, divulgada sexta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2005, 6,3% da população se declarava preta e em 2006 esse percentual aumentou para 6,9%.

A pesquisa mostrou que o aumento resultou da elevação do percentual de pretos nas regiões Norte (3,8% para 6,2%), Nordeste (7% para 7,8%) e Sudeste (7,2% para 7,7%). O aumento observado foi acompanhado de uma redução da população parda nessas regiões. A pesquisa observou ainda que, enquanto nas regiões Norte e Nordeste predominavam pardos e pretos, na Região Sul, quase 80% das pessoas eram brancas.

Para Dojival Viana, do Movimento Brasil Afirmativo, a pesquisa reflete avanços na luta dos movimentos negros e a implementação de políticas públicas voltadas para essa parcela da população. “As pessoas estão cada vez mais assumindo a sua identidade”, afirmou.


Para ele, ao assumir raça e identidade, a pessoa também resgata sua auto-estima. “Isso abre possibilidade para ela se transformar no protagonista de sua história e agente transformador”, observou. Viana destacou que a população negra sempre foi maioria no país e disse não ter dúvida de que o número de pessoas que se identificaram como pretas na Pnad 2006 aumente a cada ano.

Segundo a cor ou raça, em 2006, a população residente do Brasil era composta por 49,7% de brancos, 42,6% de pardos e 6,9% de pretos. Em 2005, eram 49,9% de brancos, 43,2% de pardos e 6,3% de pretos. A pesquisa considerou cinco categorias para a pessoa se classificar quanto à característica cor ou raça: branca, preta, amarela (compreendendo quem se declarou de raça amarela), parda (incluindo quem se declarou mulato, caboclo, cafuzo, mameluco ou mestiço de preto com pessoa de outra cor ou raça) e indígena.


SIGA-NOS NO Google News