Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/03/2004 10:47

Aumenta nível de ociosidade das empresas brasileiras

Kelly Oliveira/ABr

As empresas brasileiras apresentaram queda na utilização da capacidade instalada, no ano passado. A avaliação é da Sondagem Industrial da CNI. Segundo a confederação, as empresas brasileiras registraram aumento das exportações, devido à queda da demanda no mercado interno.

Segundo a CNI, há espaço para crescimento da produção, sem ocasionar pressões de custo e de preços. Os dados da CNI indicam que em 2003, a indústria de transformação operou com folga de 29% do seu potencial produtivo. Em 2002, foi de 28%.

Segundo a CNI, as empresas brasileiras estão reduzindo o nível de utilização da capacidade instalada nos últimos três anos. Nesse período, a produção industrial cresceu a uma taxa média anual inferior a 1% e utilização da capacidade instalada apresentou queda de 2%.

Em 2003, as pequenas e médias empresas tiveram queda de 2% na utilização da capacidade instalada e as grandes empresas apresentaram redução de 1%.

Segundo a CNI, a maior utilização da capacidade instalada por grandes empresas se deve à produção voltada para o mercado externo. No ano passado, cerca de 22,5% do faturamento das grandes empresas foi resultado das receitas de exportação. No caso das pequenas empresas, a participação foi de 8,1%.

Os setores que apresentaram maior queda são os que têm baixa participação nas exportações. Os segmentos Minerais não metálicos, Bebidas, Materiais plásticos, Produtos farmacêuticos e Borracha tiveram queda de 4% na utilização da capacidade instalada, em 2003.

A participação das exportações no faturamento desses segmentos foi de até 3%, no período. Com exceção dos Minerais não metálicos, que cresceu de 5,3% para 8,4%, em 2003. A queda no desempenho foi causada pela baixa na produção da construção civil que apresentou declínio de 8,6%, no ano passado.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)