Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aumenta nível de ociosidade das empresas brasileiras

Kelly Oliveira/ABr - 27 de março de 2004 - 10:47

As empresas brasileiras apresentaram queda na utilização da capacidade instalada, no ano passado. A avaliação é da Sondagem Industrial da CNI. Segundo a confederação, as empresas brasileiras registraram aumento das exportações, devido à queda da demanda no mercado interno.

Segundo a CNI, há espaço para crescimento da produção, sem ocasionar pressões de custo e de preços. Os dados da CNI indicam que em 2003, a indústria de transformação operou com folga de 29% do seu potencial produtivo. Em 2002, foi de 28%.

Segundo a CNI, as empresas brasileiras estão reduzindo o nível de utilização da capacidade instalada nos últimos três anos. Nesse período, a produção industrial cresceu a uma taxa média anual inferior a 1% e utilização da capacidade instalada apresentou queda de 2%.

Em 2003, as pequenas e médias empresas tiveram queda de 2% na utilização da capacidade instalada e as grandes empresas apresentaram redução de 1%.

Segundo a CNI, a maior utilização da capacidade instalada por grandes empresas se deve à produção voltada para o mercado externo. No ano passado, cerca de 22,5% do faturamento das grandes empresas foi resultado das receitas de exportação. No caso das pequenas empresas, a participação foi de 8,1%.

Os setores que apresentaram maior queda são os que têm baixa participação nas exportações. Os segmentos Minerais não metálicos, Bebidas, Materiais plásticos, Produtos farmacêuticos e Borracha tiveram queda de 4% na utilização da capacidade instalada, em 2003.

A participação das exportações no faturamento desses segmentos foi de até 3%, no período. Com exceção dos Minerais não metálicos, que cresceu de 5,3% para 8,4%, em 2003. A queda no desempenho foi causada pela baixa na produção da construção civil que apresentou declínio de 8,6%, no ano passado.


SIGA-NOS NO Google News