Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aulas do Curso Popular começam hoje em 26 municípios

Dourados News - 07 de março de 2005 - 14:03

Começa hoje à noite, em 26 municípios sul-mato-grossenses, a maratona de estudos para os alunos do Curso Popular Pré-vestibular, do governo estadual. Durante a preparação para os vestibulares de inverno, eles vão assistir às aulas, participar de simulados e receber orientações para ter bom desempenho nas provas.

A única exigência do Curso Popular é de que os estudantes não faltem mais de cinco dias sem justificativa – o que corresponde a 20 aulas. “Os alunos que não cumprirem esta regra são desligados do CPPV, automaticamente, e aqueles que ficaram na lista de espera são chamados”, afirma a diretora Joeli Mora Silva.

Este ano, a procura pelo curso, na Capital, aumentou 23,1% em relação ao mesmo período do ano passado. No total, 1.812 pessoas se candidataram às vagas do preparatório. Para o secretário de Estado de Educação, Hélio de Lima, o aumento da procura, no início do ano, superou as expectativas. “Geralmente, o Curso Popular é mais concorrido no segundo semestre. Esse aumento da demanda é reflexo do trabalho que está sendo realizado pela equipe que coordena o curso, para que os alunos tenham sucesso nos vestibulares”, analisa.

A expectativa da equipe do CPPV é elevar o índice de aprovação, de 43% no último semestre, para 50%. “Estamos engajados para atingir essa meta. Vamos trabalhar bastante para que os alunos conquistem um lugar no ensino superior. Um dos motivos da procura pelo curso ter aumentado é o fato de, agora, o governo federal oferecer o Programa de Bolsa Universitária (ProUni)”, avalia Joeli Mora.

A finalidade do Curso Popular é preparar para vestibulares pessoas que já terminaram o ensino médio. Têm preferência para as vagas os inscritos sem condições de pagar um cursinho e que estudaram em escolas públicas. Em cinco anos de história e, atualmente funcionando em 26 cidades, o CPPV já atendeu 40.152 alunos.

Na última quarta-feira, a direção do preparatório fez a primeira reunião com professores e supervisores, da Capital. Eles conheceram a metodologia que norteará o andamento do preparatório e a parte pedagógica e de planejamento das aulas desse semestre. Em Campo Grande trabalham 18 secretários e 56 professores para atender a demanda dos 1.198 alunos selecionados.

Nos outros municípios que ofertam o CPPV, durante a primeira semana haverá trabalho de acompanhamento inicial da equipe do Curso Popular e serão realizadas reuniões de professores e supervisores.

SIGA-NOS NO Google News