Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/11/2004 14:12

Aula da cidadania discute o racismo

FETEMS

Para debater o tema racismo com os alunos da Rede Pública de Ensino de todo o Estado, está marcada para o dia 22 de novembro, às 9 horas, na Escola Estadual Antonio Delfino Pereira, a aula magna do projeto Aula da Cidadania. Trata-se de uma promoção da Fetems - Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul - em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

“Racismo é um tema árido. Ainda há muito que se discutir sobre racismo, porque as pessoas deixam o assunto de lado e não se posicionam. A questão do racismo não está na cor da pele de cada pessoa, mas no pensamento e nas atitudes de cada um”, diz a presidente da Fetems, Mara Eulália Carrara da Silva.

O projeto Aula da Cidadania foi criado pela Fetems com o objetivo de sensibilizar e informar os alunos da Rede Pública de Ensino sobre assuntos relevantes e que não estão incluídos no currículo. A proposta é estimular a discussão e a reflexão dentro da sala de aula, através de um jornal especialmente criado para a ocasião. O jornal, além de conter matérias específicas sobre o tema, também traz várias atividades para que os professores trabalhem com os alunos, simultaneamente, nas diversas disciplinas.

“Precisamos ‘desconstruir’ a cultura racista e só vamos conseguir por meio da discussão e até da polêmica”, afirma Luzia Maria de Brito, secretária de Formação Sindical da Fetems. “O preconceito no Brasil ainda é muito forte, por isso resolvemos abordar o tema racismo com 420 mil estudantes no Estado”. A diretora também lembra do debate a respeito das quotas para negros nas universidades. “Todos são a favor de quotas para tudo, menos quando se trata de facilitar o acesso do negro à sociedade”.

Vale destacar que, durante o II Encontro Nacional de Negros, Negras e Educação – Educar o Brasil com Raça, que aconteceu em Florianópolis/SC, de 11 a 13 de novembro, foi apresentado o projeto Aula da Cidadania, através da distribuição do jornal. “O Mato Grosso do Sul virou referência nacional, pois todos os estados vão realizar eventos alusivos ao Dia Nacional da Consciência Negra, mas nenhum vai trabalhar o tema de forma massiva”, explica Luzia de Brito.

A concepção do jornal Aula da Cidadania foi feita por um grupo de especialistas, professores, dirigentes sindicais e militantes do movimento negro. A aula magna do projeto Aula da Cidadania, vai contar com a presença da presidente da Fetems, professora Mara Carrara da Silva, da diretoria da entidade, do secretário de Estado de Educação, professor Hélio de Lima, de educadores e militantes do movimento negro. O evento acontece dia 22, às 9 horas, na Escola Estadual Antonio Delfino Pereira, Rua Ciro Nantes da Silveira, 228, Bairro São Francisco, fone 365.8006.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)