Cassilândia, Sábado, 26 de Maio de 2018

Últimas Notícias

22/11/2004 14:11

Aula da cidadania abre em comunidade negra

ACS - FETEMS

Com a presença da diretoria da Fetems - Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul -, autoridades, militantes do movimento negro, alunos e professores, foi realizada, nesta manhã, a aula magna do projeto Aula da Cidadania na Escola Estadual Antonio Delfino Pereira, em Campo Grande/MS. Este ano, a Aula da Cidadania vai debater o tema racismo com os alunos da Rede Pública de Ensino de todo o Estado durante todo o dia de hoje.

“Espero que o jornal Aula da Cidadania chegue a maior parte da população de Mato Grosso do Sul, através dos alunos, mas também dos pais e mães, irmãos e toda a comunidade”, disse a presidente da Fetems, professora Mara Eulália Carrara da Silva, durante a aula magna do projeto. Segundo ela, é preciso levar o assunto para as ruas, pois ainda há muito que se debater sobre o racismo no Brasil. “A questão do racismo não está na cor da pele de cada pessoa, mas no pensamento e nas atitudes de cada um”, completa.

Já a presidente do Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro, Raimunda Luzia de Brito, lembrou a história de Zumbi dos Palmares e do Dia Nacional da Consciência Negra. “Temos que aprender sobre negros, brancos e índios. Não somos melhores ou piores, somos iguais”, diz a líder do movimento negro. Maria de Lourdes da Silva, representante da UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – diz que o tema racismo deve ser tratado na escola que é um espaço de exclusão, mas também de resistência. “É preciso estudar e buscar uma nova forma de viver com respeito e dignidade entre todas as pessoas”.

O secretário de Estado de Educação, professor Hélio de Lima, lembrou que os negros ocupam 52% da população brasileira e que a sua história de luta garante a igualdade entre os povos. “Confiem e acreditem em vocês, na luta dos seus pais e mães. Ser negro é lindo, olhem para vocês, para a sua cor, para o seu cabelo e levantem a sua auto-estima”. Para ele, todos que acreditam na luta pela igualdade de direitos, devem somar esforços para alcançar a solidariedade e a paz entre os povos.

O projeto Aula da Cidadania foi criado pela Fetems com o objetivo de sensibilizar e informar os alunos da Rede Pública de Ensino sobre assuntos relevantes e que não estão incluídos no currículo. A proposta é estimular a discussão e a reflexão dentro da sala de aula, através de um jornal especialmente criado para a ocasião. O jornal, além de conter matérias específicas sobre o tema, também traz várias atividades para que os professores trabalhem com os alunos, simultaneamente, nas diversas disciplinas. Este ano, o projeto recebeu a parceria da Secretaria de Estado de Educação e da UEMS.

Entre as autoridades que estiveram presentes à aula magna estão: Sérgio Antonio da Silva, o seu Michel da comunidade Tia Eva, José Roberto Camargo, da Fundação Cultural Palmares, Cleidevana Maria Chagas, diretora da E.E. Antonio Delfino Pereira e diretoras da Secretaria de Estado de Educação.

Fetems

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 26 de Maio de 2018
Sexta, 25 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quinta, 24 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)