Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/11/2004 14:11

Aula da cidadania abre em comunidade negra

ACS - FETEMS

Com a presença da diretoria da Fetems - Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul -, autoridades, militantes do movimento negro, alunos e professores, foi realizada, nesta manhã, a aula magna do projeto Aula da Cidadania na Escola Estadual Antonio Delfino Pereira, em Campo Grande/MS. Este ano, a Aula da Cidadania vai debater o tema racismo com os alunos da Rede Pública de Ensino de todo o Estado durante todo o dia de hoje.

“Espero que o jornal Aula da Cidadania chegue a maior parte da população de Mato Grosso do Sul, através dos alunos, mas também dos pais e mães, irmãos e toda a comunidade”, disse a presidente da Fetems, professora Mara Eulália Carrara da Silva, durante a aula magna do projeto. Segundo ela, é preciso levar o assunto para as ruas, pois ainda há muito que se debater sobre o racismo no Brasil. “A questão do racismo não está na cor da pele de cada pessoa, mas no pensamento e nas atitudes de cada um”, completa.

Já a presidente do Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro, Raimunda Luzia de Brito, lembrou a história de Zumbi dos Palmares e do Dia Nacional da Consciência Negra. “Temos que aprender sobre negros, brancos e índios. Não somos melhores ou piores, somos iguais”, diz a líder do movimento negro. Maria de Lourdes da Silva, representante da UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – diz que o tema racismo deve ser tratado na escola que é um espaço de exclusão, mas também de resistência. “É preciso estudar e buscar uma nova forma de viver com respeito e dignidade entre todas as pessoas”.

O secretário de Estado de Educação, professor Hélio de Lima, lembrou que os negros ocupam 52% da população brasileira e que a sua história de luta garante a igualdade entre os povos. “Confiem e acreditem em vocês, na luta dos seus pais e mães. Ser negro é lindo, olhem para vocês, para a sua cor, para o seu cabelo e levantem a sua auto-estima”. Para ele, todos que acreditam na luta pela igualdade de direitos, devem somar esforços para alcançar a solidariedade e a paz entre os povos.

O projeto Aula da Cidadania foi criado pela Fetems com o objetivo de sensibilizar e informar os alunos da Rede Pública de Ensino sobre assuntos relevantes e que não estão incluídos no currículo. A proposta é estimular a discussão e a reflexão dentro da sala de aula, através de um jornal especialmente criado para a ocasião. O jornal, além de conter matérias específicas sobre o tema, também traz várias atividades para que os professores trabalhem com os alunos, simultaneamente, nas diversas disciplinas. Este ano, o projeto recebeu a parceria da Secretaria de Estado de Educação e da UEMS.

Entre as autoridades que estiveram presentes à aula magna estão: Sérgio Antonio da Silva, o seu Michel da comunidade Tia Eva, José Roberto Camargo, da Fundação Cultural Palmares, Cleidevana Maria Chagas, diretora da E.E. Antonio Delfino Pereira e diretoras da Secretaria de Estado de Educação.

Fetems

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)