Auditores da Unasus (União Nacional de Auditores do Sistema Único de Saúde) entraram em greve ontem, dia 25, em todo país, para pressionar o governo federal a criar a Carreira de Auditoria em Saúde. Segundo a delegada regional da Unasus, Ana Luiza de Matos, a categoria quer o reconhecimento da profissão. Somos auditores de fato, mas não de direito, argumenta Ana Luiza.
Ela explica que o departamento é responsável pelas fiscalizações e auditorias no SUS (Sistema Único de Saúde), porém não tem salário compatível com a remuneração de auditores. Um exemplo do nosso trabalho foi a auditoria realizada na Santa Casa de Campo Grande, conta. Em Mato Grosso do Sul são 22 auditores
De acordo com Ana Luiza de Matos, a estruturação da carreira legitimando as atividades de auditoria exercidas no âmbito do SUS, tem respaldo legal na Constituição Federal, que ao estabelecer as diretrizes para a criação do SUS, determinou a necessidade de instituir normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde, em conjunto com a Lei nº 8.689/93 que criou o Sistema Nacional de Auditoria. A greve é por tempo indeterminado.