Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Audiência vai relembrar divisão de Mato Grosso e MS

24horasnews - 13 de setembro de 2007 - 06:23

Mesmo depois de trinta anos, a divisão do Estado de Mato Grosso para criar Mato Grosso Sul, ainda não foi esquecida pelos mato-grossenses. Para relembrar a data histórica de 11 de outubro de 1977, a deputada estadual, Chica Nunes (PSDB) anunciou a realização de uma audiência pública, na Assembléia Legislativa, com a presença de personalidades e historiadores. O objetivo é fazer avaliações e comparações sobre a atual conjuntura politica e social, entre os dois Estados. A deputada é uma das pessoas contrária à divisão em qualquer situação. “Sou contra. Mas vamos abordar o tema de forma que todos relembrem essa data histórica e possam avaliar os prós e os contra dessa divisão”, disse Chica Nunes.

No próximo dia 11, as principais comemorações devem ser para os sul mato-grossenses, que revindicavam à época o desmembramento sob argumento de que a capital, Cuiabá, estava longe da cidade de Campo Grande e, esta, por sua vez, mais próxima das cidades do interior de São Paulo e Paraná - ambas com estrutura mais avançadas para atende-los.

O sentimento de separação relembra ainda os tempos do Império. De acordo com Chica Nunes, a audiência pretende aprofundar avaliações sobre o que foi e ainda tem sido benéfico para as duas populações. A parlamentar pretende tocar num assunto que ainda gera polêmica: o pagamento de aposentadorias de ex-agentes políticos e servidores públicos que atuavam em Mato Grosso antes da divisão.

Segundo dados, Mato Grosso paga essas pensões até hoje para os ex-funcionários que vivem em Mato Grosso do Sul, uma quantia significativa que já foi alvo de críticas e de reclamações de ex-governadores de Mato Grosso por afetar a folha de pagamento estadual. “Além deste caso, ficamos com o ônus e o Estado com o bônus”, observou Chica.

No entanto, a deputada reconhece que Mato Grosso se recuperou e soube manter firme seu propósito de crescimento econômico e social no cenário nacional. O alerta de que Mato Grosso deveria se erguer, após a divisão, é interpretado por Chica Nunes como atitude de providência dos governantes que vêm administrando o Estado. “Depois desse período, Mato Grosso passou a aprimorar suas iniciativas para o crescimento, a fim de aquecer a economia regional diante do cenário nacional”, declarou a deputada.

Ela disse ainda que atualmente, no Centro-Oeste, Mato Grosso é um dos que se destaca pelo potencial de investimentos. “De lá para cá muito foi feito, mas acredito que poderíamos ter ainda mais se fossemos únicos”, disse Chica Nunes.


SIGA-NOS NO Google News