Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Audiência vai debater proibição do amianto

Agência Câmara - 06 de abril de 2004 - 08:45

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou, na última quarta-feira (31), requerimento do deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) para a realização de audiência pública sobre a proibição da extração e utilização do amianto no País. A data da audiência ainda será definida.
O autor do requerimento afirma que o Governo Federal criou, de forma arbitrária, um grupo técnico para analisar o uso de amianto e asbesto que condenou o manuseio dessas substâncias. De acordo com o deputado, esse grupo excluiu importantes colaboradores sobre o assunto, que só souberam de sua criação por meio da Imprensa.
Carlos Alberto ressalta que a Comissão Permanente do Amianto - criada por indicação da Câmara - aponta em todos os seus estudos resultados de pesquisas contrários à idéia de que o asbesto e o amianto sejam nocivos à saúde do trabalhador.
Segundo o deputado, o banimento do amianto irá prejudicar diretamente a camada mais pobre da população, maior consumidora de telhas e caixas d´agua de fibrocimento. A medida, de acordo com Carlos Alberto, deverá aumentar também o déficit habitacional no País e extinguir outras centenas de empregos na construção civil.

Participantes
Serão convidados a participar da audiência pública o ministro do Trabalho e Emprego, Ricardo Berzoini; o diretor-geral da Sama - Mineração e Amianto, Rubens Riella; o representante do Sindicato dos Trabalhadores Minerais Não-Metálicos de Minaçu Adilson Santana; o coordenador da Federação Nacional dos Trabalhadores do Amianto, Emílio Alves Ferreira Júnior; o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Ericson Bagatin; a representante do Instituto da Crisotila Marina Júlia de Aquino; o representante da Associação Brasileira de Fabricação de Fibrocimento (Abifibro) João Carlos Duarte Paes; e a fiscal do Trabalho Fernanda Gianazzi. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) também foi convidada a enviar representante.



Da Redação
Edição - Patricia Roedel

SIGA-NOS NO Google News